Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO PERFIL DOS DOADORES DE CÓRNEAS DO BANCO DE OLHOS DO CEARÁ NO ANO DE 2018

Introdução

O Banco de Olhos do Ceará (BOC) realiza captação de tecidos oculares para fins de transplantes, tendo como população pacientes internados em instituições hospitalares, mas, sobretudo, corpos que dão entrada na Perícia Forense do Estado do Ceará, para realização de necropsia devido à morte por causa violenta ou suspeita. Tendo em vista a especificidade da população em questão, objetivou-se descrever o perfil dos doadores de córneas do Banco de Olhos do Ceará.

Material e Método

Estudo descritivo, retrospectivo, realizado a partir dos dados dos 1137 doadores de córneas do BOC durante o período de janeiro a dezembro de 2018. Do total de doadores, onze foram excluídos da amostra por serem doadores de múltiplos órgãos captados no interior do Estado. Foram avaliadas as informações referentes à idade, sexo, causa da morte, data e hora do óbito e da enucleação.

Resultados

Foram analisados os dados de 1126 doadores. A maior parte pertencia ao sexo masculino (86,9%), com faixa etária variando entre 4 a 65 anos, e idade média de 30 anos (DP±12,6). Doadores do sexo feminino possuíam idade maior quando comparados aos do sexo masculino (p=0.004). Esta diferença foi, em média, de três anos a mais para as mulheres. O tempo médio entre hora do óbito e realização da captação das córneas foi de, aproximadamente, nove horas (DP±2,71). A principal causa de óbito entre os doadores foi a perfuração por arma de fogo, seguida por poli traumas secundários a acidentes de trânsito e suicídios por enforcamento.

Discussão e Conclusões

A maior parte dos dados é condizente com às características apontadas pela literatura na área. No entanto, é relevante salientar o elevado número de doadores do BOC no período estudado, bem como a faixa etária e causa da morte dos mesmos, que apresentam perfil distinto da maioria dos estudos de natureza semelhante.

Palavras Chave

Perfil

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

Banco de Olhos do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Beatriz Amorim Beltrão, Lisiane Paiva Alencar, Wellington Lucas Bezerra Correia, Evelane Abreu de Sousa, Joao Paulo Farias Pessoa, Valdonísio da Silva Lima, Annyelly Aires Leal Braga, Ana Cristina Teles de Figueiredo, Maria Luziane Araujo Amarante, Marcia Marita Alencar de Oliveira, Carlos Henrique Viana Brasil, Leidiane Barbosa de Freitas, Miriam do Nascimento Bandeira, Eliana Régia Barbosa de Almeida, Lilian Alves Amorim Beltrão , Marineuza Rocha Memória