Dados do Trabalho


Título

Estudo preliminar sobre os efeitos na lesão por isquemia e reperfusão pelo precondicionamento farmacológico com índigo carmim em fígado de rato.

Introdução

O processo de coleta e preservação de tecidos na transfusão de fígado envolve invariavelmente a problemática da hipóxia e a subsequente lesão por isquemia e reperfusão (IR). O conhecimento da fisiopatologia da IR nos revela que ainda existem vários aspectos terapêuticos ainda pouco explorados. Nesse trabalho nós avaliamos os efeitos do precondicionamento do fígado de rato com o sal orgânico índigo carmim (IC) sobre a lesão por IR.

Material e Método

Ratos Sprague- Dawley foram divididos em quatro grupos: dois deles foram submetidos à IR por clampeamento de pedículo hepático, com uso de soro fisiológico (grupo IR/SF) e com precondicionamento com índigo carmim (IR/IC); outros dois se deram sem isquemia, com o uso de SF (SH/SF) e com IC (SH/IC). Amostras dos fígados foram analisadas. Os dados foram analisados por estatística não paramétrica com o teste de Mann-Whitney, em nível de significância de 5% (P <0.05), utilizando o software GraphPad Prism 6.02.

Resultados

A velocidade de consumo de O2 mitocondrial foi menor apenas nos grupos isquêmicos, e inalterada no estado basal em todos os grupos. A razão de controle respiratório diminuiu entre IR/SF e SH/SF, mas o grupo IR/IC não mostrou alteração. Tais resultados foram reproduzidos quanto ao intumescimento osmótico mitocondrial, aminotransferases e dosagem de malondialdeído, confirmando dano tecidual persistente no uso do IC.

Discussão e Conclusões

A configuração atual dos experimentos não mostrou proteção significativa pelo IC na lesão por I/R. No entanto, dada a baixa meia vida do IC (~4,5 min), julgamos necessárias alterações no algoritmo de precondicionamento, diminuindo o tempo de pré-clampeamento (10 min), garantindo que o fármaco esteja presente em concentrações apropriadas no fígado durante sua isquemia.

Palavras Chave

Transplante. índigo Carmim.

Área

FÍGADO - Técnica cirúrgica

Instituições

Faculdade de Medicina de Marília - São Paulo - Brasil, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Ricardo O. S. Soares, Maria Cecília Jordani Gomes, Clarice Fina, Catarina Piolla Graf, Paulo R B Évora, Orlando Casto e Silva