Dados do Trabalho


Título

e-DOADOR: Construção de um aplicativo móvel para otimizar a doação de órgãos

Introdução

Dentre todas as evoluções tecnológicas, a popularização dos celulares inteligentes, os smartphones, tem sido considerada por muitos a de maior impacto nos últimos tempos, especialmente para utilização entre profissionais de saúde. (TIBES; DIAS; ZEM-MASCARENHAS, 2014). O estudo teve como objetivos: Criar um aplicativo para dispositivos móveis para otimização do processo de doação e transplante no Brasil e mensurar a aplicabilidade e funcionalidade do aplicativo através de um questionário validado de funcionalidade.

Material e Método

Trata-se de um estudo exploratório de desenvolvimento experimental de um protótipo, desenvolvido nas plataformas Android e iOS. O referido projeto foi desenvolvido em duas partes, sendo assim subdividas: a) Fase 1: construção do protótipo: Para o desenvolvimento do aplicativo, foi realizada a construção pelo próprio autor, através de um sistema online; b) Fase 2: Avaliação de usabilidade: Após a construção primária do protótipo, foi aplicado o questionário validado de usabilidade.

Resultados

A presente etapa do estudo consistiu na elaboração de um protótipo de aplicativo móvel para smartphones, dividido em 6 atividades (formulação, planejamento, análise, engenharia, teste e avaliação).

Discussão e Conclusões

A usabilidade é um atributo principal da qualidade de qualquer produto interativo, sendo essencial em dispositivos móveis e deve ser considerado quando do lançamento de um novo produto, podendo ser diferencial em um mercado de pressa, como é o dos dispositivos móveis hoje em dia. (NILSSON, 2009).
Ao final da avaliação, obteve-se a pontuação de 65,2 pontos, caracterizada como “usabilidade muito alta” (categoria com pontuação superior a 60 pontos), maior categoria definida pelo instrumento.

Palavras Chave

Morte Encefálica; Obtenção de Tecidos e Órgãos; Educação em Saúde; Tecnologia Educacional

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

DANIEL RIBEIRO SOARES SOUZA, ALEXANDRE SOUZA SILVA