Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO E SOCIODEMOGRÁFICO DOS PACIENTES NA LISTA DE ESPERA PARA TRANSPLANTE HEPÁTICO NO ESPÍRITO SANTO

Introdução

A doença hepática crônica está relacionada ao aumento da morbimortalidade dos pacientes e o transplante hepático tem grande representatividade com finalidade de melhoria da saúde e da qualidade de vida. A quantidade de pacientes a espera é grande, contudo, pouco se sabe sobre os aspectos sociodemográficos e clínicos desses pacientes.

Material e Método

Estudo retrospectivo, transversal, descritivo e analítico. Os dados foram coletados na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo por meio do Sistema Nacional de Transplante. A amostra foi constituída de 244 pacientes que permaneceram na lista de espera para transplante hepático no estado do Espírito Santo no período de Janeiro de 2015 a Janeiro de 2018.

Resultados

No período analisado, a média de idade dos pacientes foi de 53 anos; 70,1% eram homens e 29,9% mulheres; 55,7% eram brancos, 40,2% pardos e 4,1% negros. Quanto à unidade da federação, 86,1% eram do Espírito Santo e 4,1%, segunda maior porcentagem, de Minas Gerais. Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica foram os municípios de origem com maior porcentagem de pacientes na fila, correspondendo à, respectivamente, 16,4%; 15,2%; 13,1% e 11,1%. Quanto à tipagem sanguínea ABO, 43,9% eram O, 41,8% eram A, 11,5% eram B e 2,9% eram AB. Em relação ao diagnóstico, o câncer primário de fígado representou 23% dos pacientes, seguido de cirrose alcóolica 21,7% e hepatites B e C com 12,3%.

Discussão e Conclusões

A análise dos dados epidemiológicos nos permite traçar o perfil do paciente, dessa forma possibilita uma melhor abordagem pela equipe do centro transplantador. Isso tudo favorece o melhor manejo quanto aos cuidados com o paciente a espera por transplante e também quanto à oferta e distribuição de órgãos.

Palavras Chave

Transplante de Fígado; Listas de Espera.

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Espírito Santo - Brasil, Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil

Autores

Luiza Assis Bertollo, Mayara da Silva, Lorrana Alves Matos, Bárbara Ahnert Blanco de Moura Magalhães, Lucas Durão de Lemos, Camila Assis Bertollo, Pedro Henrique de Andrade Araújo, Larissa Strutz Salviato, Maria dos Santos Machado, Flávio Takemi Kataoka