Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE QUALIDADE INTERNA DA CENTRAL NACIONAL DE TRANSPLANTES – CNT APLICADO AO TEMPO DE RESPOSTA ACEITE/RECUSA DE ÓRGÃOS.

Introdução

Com intuito de aprimorar as ferramentas de trabalho utilizadas na CNT a partir de janeiro de 2017, iniciou o movimento de implementação de gestão por processos, por intermédio da Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplante (CGSNT), estabelecida no âmbito do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção à Saúde (DAET/SAS/MS), esta implementação surgiu a partir da necessidade e importância de uma gestão pública de excelência e transparente. Desta forma foi implementado o Núcleo da Qualidade.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, baseada em coleta de dados de planilha Excel, comparando os registros realizados nos anos de 2017 e 2018.

Resultados

A verificação dos dados apontou que as amostras de ofertas que mais sofreram impacto no tempo de resposta foram as ofertas de coração e pâncreas. Do total de 1.674 ofertas de órgãos em 2018, houve redução de 12% nos tempos de resposta, comparados a 2017: As ofertas de coração (198) tiveram uma redução de 59%, as de fígado (380) tiveram redução de 11% no tempo de resposta, pâncreas (127) houve diminuição de 48% no tempo de resposta, pulmão (136) diminui 16% o prazo para resposta e rim (833) demonstrou redução de 9% no tempo de resposta.

Discussão e Conclusões

O emprego do método de gestão baseado na implementação do Núcleo de Qualidade Interna (NQI) e aplicado ao tempo de resposta no aceite dos órgãos, notadamente coração e pâncreas, mostrou que a criação de regras claras e simples, como a definição de tempos de resposta ao aceite/recusa dos órgãos, pode ter impacto positivo no desfecho da distribuição nacional. Mais estudos são necessários para aferir se a redução do tempo de resposta das centrais quanto ao aceite/recusa dos órgãos teve impacto significativo no aproveitamento dos enxertos em transplantes.

Palavras Chave

CNT

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

Ministério da Saúde - MS - Distrito Federal - Brasil

Autores

Patrícia Gonçalves Freire dos Santos, Edilamar Barbosa Rodrigues, Danielle Carneiro Bezio, Sabrina Virgolino, Gislaine Aparecida Amaral Albuquerque, Raíssa Lima Lopes