Dados do Trabalho


Título

Prevalência e caracterização da doença por micobactéria não tuberculosas em pacientes submetidos a transplante renal

Introdução

Infecções por micobactérias não-tuberculosa (MNT) são complicações em pacientes pós-transplante renal (TR), mas pouco estudada no nosso meio.
Objetivo foi estimar a prevalência e caracterização da doença por MNT no paciente submetido a TR.

Material e Método

Descrição retrospectiva multicêntrica de pacientes que desenvolveram doença por MNT pós-TR entre jan/2000 a dez/2017. Os casos foram definidos quando houve MNT isolado de local estéril associado com manifestação clínica. Foram avaliadas características do doador, receptor e do procedimento do TR. Análise estatística foi realizada pelo teste qui-quadrado (ou teste exato de Fischer) para as variáveis categóricas e t de Student para variáveis contínuas.

Resultados

Foram identificados 19 casos de doença; resultado em uma prevalência 0,09%; 58% do sexo masculino, mediana da idade de 52 anos e 63% doador falecido. O tempo médio do TR até o isolamento da MNT foi de 78 meses. O principal regime de imunossupressão durante o desenvolvimento de MNT foi prednisona, tacrolimus e micofenolato; 36,8% foram submetidos à imunossupressão de indução.

Principais locais de doença de MNT foram pulmonar (7), cutânea (5) e disseminada com envolvimento pulmonar (3). Na forma pulmonar todos apresentaram nódulos pulmonares e o sintoma mais comum foi tosse. A espécie de MNT mais frequente foi M. kansasii (5), seguida de M. chelonae (4) e M. peregrinum (3). Tratamento foi realizado em 16 pacientes, com tempo médio de tratamento de 452 dias; as drogas mais comumente utilizadas foram RFM (13) e INH (12), seguida por etambutol e PZA (10 cada). Taxa de perda de enxerto foi de 11% e taxa de mortalidade de 33%, sendo 17% atribuíveis à MNT.

Discussão e Conclusões

MNT pós-TR é uma complicação pouco prevalente no nosso meio porém associada a diminuição da sobrevida do enxerto e do paciente.

Palavras Chave

MNT, TR

Área

INFECÇÃO - Outros - Rim

Instituições

Hospital das Clínicas - USP SP - São Paulo - Brasil, Hospital do Rim e hipertensão - UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Clara Buscarini Leutewiler, Laila Almeida Viana, Helio Tedesco Lima, Flavio Jota de Paula, Jose Osmar Medina-Pestana, Elias David-Neto, Daniel Wagner Castro Lima Santos, Ligia Camera Pierrotti