Dados do Trabalho


Título

Avaliação da incidência de refluxo vesico-ureteral em rins transplantados.

Introdução

A real incidência de refluxo vesico-ureteral em transplantados renais é incerta, com estudos chegando a valores bastante distintos (de 1 até 86%). Essa complicação pode estar relacionado ao aumento de infecções urinárias, porem não há consenso se a presença de refluxo pode causar prejuízos a função renal a longo prazo.

Material e Método

A partir das bases de dados PUBMED, GOOGLE SCHOLAR e MEDLINE pesquisou-se os termos “Kidney transplant and vesicoureteral reflux” englobando o período de 1990 até abril de 2019.
Os estudos que preencheram os critérios de inclusão foram aqueles realizados na população adulta, submetidos a uretrocistografia miccional previamente e após o transplante renal, avaliando a presença de refluxo vesico-ureteral no rim transplantando, suas consequências e repercussões para o mesmo.

Resultados

A pesquisa nas bases de dados resultou em 76 estudos possivelmente aplicáveis. Destes foram selecionados 15 estudos e posteriormente selecionados 6 estudos, nos quais baseamos nossa analise.
Um total de 232 pacientes foram incluídos, sendo 140 homens (60,3%) e 92 mulheres (39,4%), com idade média de 41,8 anos. Nesses estudos, 154 transplantes foram realizados com doadores vivos (87,5%) e 22 transplantes realizados em doadores falecidos (12,5%).
A incidência de refluxo vesico-ureteral nos pacientes analisados foi de 35,8%, com valores variando de 28,6% até 61,3%.
Em relação ao sexo e idade média todos os estudos mostraram não haver diferença estatística entre esses dados e a incidência de refluxo.

Discussão e Conclusões

Os estudos descritos não puderam confirmar que a presença de refluxo está diretamente relacionada a perda da função renal no transplante ou de que o refluxo implica diretamente no aumento da incidência de infecções urinarias.

Palavras Chave

Refluxo vesico-ureteral; Infecção urinaria; Função renal

Área

RIM - Complicações

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Renan José Rigonato, Graziele Ambrosio, Marilda Mazzali, Marcelo Lopes de Lima