Dados do Trabalho


Título

Transplante Hepático em Portadores de Doença Hepática Policística: Série de Casos em Centro Único

Introdução

A doença hepática policística (DHP) é uma condição hereditária, usualmente associada a doença renal, que pode levar a hepatomegalia maciça com sintomas incapacitantes. Apesar da maioria dos pacientes manter uma função hepática normal, podem ocorrer complicações como infecção e hemorragia intracística.

Material e Método

Análise retrospectiva com revisão de prontuários dos pacientes com DHP tratados com transplante hepático (TH) em um hospital universitário.

Resultados

No período de 2002 a 2018 foram realizados 1640 transplantes, destes, apenas 4 (0,24%) por DHP. Os 4 pacientes eram do sexo feminino, com idade média de 46,6 anos. Os sintomas apresentados eram dor abdominal, plenitude gástrica, regurgitação, adinamia, emagrecimento e dispneia. O peso do explante variou de 3.275-6.540g. O tempo de isquemia fria do enxerto variou de 5,5h a 9h. Uma das pacientes foi submetida a transplante duplo de rim e fígado. Apenas nesse transplante duplo foi realizado transfusão de 3 concentrados de hemácias no pós-operatório e apresentou tempo de internação prolongado de 2 meses e 7 dias, enquanto os demais permaneceram somente 7 dias internados. Os casos foram avaliados pela câmara técnica estadual e concedido situação especial por síndrome compartimental. O transplante hepático foi associado a resolução dos sintomas e melhora da qualidade de vida em 100% dos pacientes.

Discussão e Conclusões

O TH é o tratamento curativo, porém ainda controverso para a DHP. Pela complexidade, com alta morbidade e mortalidade significativa, a indicação deve sempre ser discutida em reunião multidisciplinar e o paciente informado sobre os riscos da imunossupressão a longo prazo. Nessa pequena serie inicial o TH foi realizado com 100% de sobrevida e alto índice de satisfação.

Palavras Chave

Transplante hepático. Doença hepática policística. Hepatomegalia.

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantídeo - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Nathália Farias Vasconcelos, Ramon Rawache Barbosa Moreira Lima, Marília Ferreira Gomes Garcia, Gustavo Rego Coelho, Denissa Ferreira Gomes Mesquita, Paulo Everton Garcia Costa, Marcos Aurélio Pessoa Barros, João Batista Marinho Vasconcelos, Amaury Castro Filho, Cyntia Ferreira Gomes Viana, Daniele Rodrigues Vasconcelos, Alexia Rangel Castro, Carlos Eduardo Lopes Soares, Amanda Vitória Constâncio Moreira, José Huygens Parente Garcia