Dados do Trabalho


Título

Análise de Eficácia e segurança do tratamento com antivirais de ação direta (AAD) em receptores de transplante renal infectados pelo vírus da Hepatite C (VHC)

Introdução

Infecção pelo vírus da hepatite C (VHC) éprevalenteem transplantados renais (TxR), cursando com menor sobrevida de enxerto e paciente. O uso deinterferon e ribavirinanãoé recomendado, pela alta taxa de efeitos colaterais e rejeição aguda.Antivirais de ação direta (AAD) contra proteínas do VHC promovemresposta virológica sustentada (RVS)> 90% em TxR. Obetivo é valiar a eficácia e segurança de AADs em um grupo de TxR infectados pelo VHC.

Material e Método

Estudo observacional, incluindo53TxR, acompanhados entre Jan/16 e Dez/18, com sorologia positiva ou duvidosa para VHCe carga viral detectável.

Resultados

Nos 53 pacientes com carga viral detectável, os genótipos mais frequentes foram 1a (49,1%), 1b (18,9%) e 3 (6%) e não avaliado (24%). Elastografia hepática classificou a cronicidade hepática(Metavir) em: F0 (9,4%); F1 (20,8%); F2 (17%); F3 (11,3%) e F4 (7,5%).18 pacientes receberam terapia com AAD:Sofosbuvir (18), associado a Daclatasvir(17) e/ou Ribavirina (14).Eficácia:Resposta viral sustentada em 12 e 24 semanas em 100% dos casos. Segurança: (a) Função renal: A maioria dos pacientes manteve filtração glomerular estável em 12 e 24 semanas. Em 1 caso o tratamento foi interrompido na semana 8 por elevação de creatinina sérica.Proteinúrianefróticaapós 24 semanas ocorreu em 1 caso, com diagnóstico deGESF no enxerto.(b) Hematológico: Anemia foi observada em 7 casos, com com necessidade de suspensão da Ribavirina(n=2) ou redução a dose do micofenolato sódico (n=5). (c) Hepático: Elevação transitória de bilirrubinas ocorreu em 2 pacientes, com normalizaçãoapós o término do tratamento.

Discussão e Conclusões

O tratamento com AAD obteve alta RVS neste grupo. Monitoramento regular de função renal e parâmetros hematológicos aumentam a segurança da terapia.

Palavras Chave

Virus hepatite C, Transplante renal, Antivirais ação direta

Área

INFECÇÃO - Outros - Rim

Instituições

Laboratório de Investigação em Transplante - Programa de Transplante renal - FCM/HC UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Carla Feitosa do Valle, Raquel Bello Silveira Stucchi, Marilda Mazzali