Dados do Trabalho


Título

COMPARATIVO DA TAXA DE AUTORIZAÇÃO FAMILIAR ENTRE DOADORES DE CORAÇÃO PARADO E DOADORES EM MORTE ENCEFÁLICA NO INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA EM FORTALEZA/CE.

Introdução

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT do Instituto Dr. José Frota – IJF, um hospital da cidade de Fortaleza, referência em grandes traumas no Estado do Ceará propôs analisar um comparativo da taxa de autorização familiar entre doadores com diagnóstico de Morte Encefálica – ME e em Parada Cardiorrespiratória – PCR, objetivando elucidar o impacto na forma com as famílias são afetadas e consequência na taxa de não autorização familiar.

Material e Método

Estudo exploratório de caráter quanti-qualitativo com o emprego de pesquisa documental da análise dos relatórios mensais produzidos pela CIHDOTT/IJF no ano de 2018

Resultados

Obteve-se que durante o ano de 2018 das 184 notificações de ME, foram entrevistadas 149 famílias, das quais 125 disseram o sim a doação (83,8%), sendo a recusa familiar correspondente a 16,2%. Em relação aos óbitos com PCR que totalizaram 890, tivemos 212 entrevistas realizadas, com a autorização de 144, que corresponde a ( 67,9%).

Discussão e Conclusões

Com uma diferença positiva de 15.9% de autorização familiar dos doadores em ME em relação aos doadores em PCR, contradizendo o fato de que as dúvidas com relação ao diagnóstico e morte encefálica é uma dificuldade para o consentimento familiar a doação.Desta forma, temos que a morte por PCR muitas vezes repentina não permite o início do processo do luto normal.Se a família nega a morte, nega também a doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes. Todavia o estudo comprovou que na ME há um tempo maior para o acolhimento à dor da família enlutada e uma melhor elaboração do turbilhão de manifestações do luto que ocorre com a notícia da morte de um ente querido favorecendo o consentimento familiar.

Palavras Chave

Autorização Familiar
PCR
Morte Encefálica

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Instituto Dr. José Frota - Ceará - Brasil

Autores

ELIANA BARBOSA Almeida, Rosangela Gaspar Cavalcante, Monica Paiva Lima, Luciana Rodrigues Vasconcelos, Eveline Chaves Franklin, Maria Vanessa Tomé, Lisiane Paiva Alencar, Cleriane Aderaldo Reis, Luiza Erika Costa, Samira Rocha Magalhães, Aline Conceição Gonçalves Nivoliers, Aline Nabuco Morel, Maria Nubia Mendes Oliveira, Katia Maria Rodrigues Lima, Antonia Brito Lopes Cavalcante, Regiane Sousa Costa, Shirley Maria Santos, Marcia Oliveira Alves, Nagela Araujo Rolim