Dados do Trabalho
Título
COMPARAÇÃO DE RESULTADOS DO TRANSPLANTE HEPÁTICO EM RELAÇÃO AOS CASOS ´REFERÊNCIA´DA LITERATURA INTERNACIONAL.
Introdução
A definição de bom resultado no transplante de fígado é difícil, mas um passo necessário na avaliação de qualidade e busca de melhorias. Um consórcio internacional de 17 centros, sob uma base de 7492 casos, identificou as características da combinação doador/receptor para definir um caso “referência” de transplante de fígado, sugerindo os melhores resultados a serem atingidos.
Material e Método
Dos 135 transplantes de fígado, realizados entre novembro de 2015 e fevereiro de 2019, 53 casos (39,2%) foram classificados como casos referência (MELD≤20, BAR ≤9, sem trombose de veia porta, transplante primário e de doador cadáver).
Resultados
Em relação ao período peri-operatório, a mediana da idade do receptor (54), do doador (39), MELD (15), BAR (6), tempo de isquemia fria (455 minutos), duração da cirurgia (4 horas), transfusões (2U) se mantiveram nos intervalos inter-quartil (IIQ). Observou-se menor frequência de hepatocarcinoma (28,3%) em nossa amostra (VR 47,4%). No pós-operatório a frequência de complicações Clavien-Dindo ≥GIII (32,08%), complicações biliares (16,98%), trombose de artéria hepática (3,77%) se mantiveram abaixo da frequência esperada. Perda de enxerto 7,55% (VR <6%) e mortalidade 16,98% (VR ≤9%) ficaram acima da frequência esperada. Mortalidade foi decorrente de não funcionamento primário em 22,2% (n=2), infecção em 66,6% (n=6) e causa cirúrgica (trombose arterial) em 11,1% (n=1).
Discussão e Conclusões
Métodos de análise comparativa são fundamentais para direcionar custos e propor correção de curso. Utilizando os valores de referência, observamos alinhamento em relação ao ato cirúrgico em si, porém observamos uma maior perda de enxerto e mortalidade que o esperado no estudo internacional, a última principalmente relacionada a eventos infecciosos.
Palavras Chave
transplante de fígado, benchmark, morbimortalidade
Área
FÍGADO - Registros/Resultados do Centro
Instituições
HOSPITAL DO ROCIO - Paraná - Brasil, INSTITUTO PARA CUIDADO DO FÍGADO - Paraná - Brasil
Autores
FABIO SILVEIRA, FABIO PORTO SILVEIRA, NESTOR SAUCEDO SAUCEDO JR, CASSIA REGINA SBRISSIA SILVEIRA