Dados do Trabalho


Título

A enfermagem como propulsora de atitudes para salvar vidas: A doação de órgãos e tecidos para transplante.

Introdução

Muitos brasileiros aguardam numa fila por um transplante, e parte destes morrerão sem ter essa chance (RBT,2018). O desafio de aumentar o número de doadores e diminuir a fila de receptores é imprescindível. A enfermagem participa em todas as etapas da doação, e estratégias de atuação são vitais para sanar o quadro existente, a relevância de sua atuação inclui elementos chaves, como a educação em serviço para motivar a transformação pessoal e profissional, potencializar e promover a doação. (Campos; Sena; Silva,2017).

Material e Método

Educação em serviço, através da metodologia qualitativa, que permite adquirir e atualizar o conhecimento em curto espaço de tempo (Brasil, 2005). A base legal para a doação de órgãos e tecidos para transplante e a literatura demonstrou que comunidade hospitalar reconhece a necessidade dos transplantes e seus viés.

Resultados

Somos agentes de transformação na doação de órgãos e tecidos para transplante, e ao resignificar a finitude humana, os profissionais envolvidos demonstraram interesse maior em privilegiar as doações embora seja um processo de sobrecarga emocional e de carga burocrática extensa (Doria; Leite et al,2015). A possibilidade de influenciar positivamente o processo de doação de órgãos e tecidos para transplante lhes cobra essa responsabilidade e devolve em gratidão e satisfação pessoal.

Discussão e Conclusões

Profissionais que atuam na doação de órgãos, sabem da relevância das suas atividades, e os elementos que potencializam sua motivação para o trabalho. Evidenciamos a importância da educação em serviço como ferramenta para promover a melhoria do processo de doação ao transplante. Ação e estratégias podem ampliar o entendimento sobre o processo e alcançar a doação, isso mostra que estamos no caminho certo.

Palavras Chave

Enfermagem, Educação em serviço, Doação de Órgãos.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL DE CLÍNICAS - UFPR - Paraná - Brasil

Autores

Vivian Maria Reksua, Mariá Machado COMPARIN, Natalie Garcia Domingos Garcia Domingos, Marcos David dos Santos Araujo, Giselly Dib do Valle.