Dados do Trabalho


Título

Encefalopatia pós-transplante cardíaco: Relato de caso

Introdução

L.L.B., masculino, 13 anos, transplantado cardíaco (Tx) em 02/2015. Imunossupressão de longo prazo com Tacrolimus (FK506) e micofenolato de sódio, nível sérico de FK506 dentro da faixa terapêutica. Interna por cefaléia, febre e inapetência. Evoluiu com quadro neurológico demencial progressivo e posterior rebaixamento do sensório. Líquor normal, CMV sérico IgG e IgM reagentes, TC de crânio com dilatação ventricular e algumas calcificações, RNM hipersinal em T2 envolvendo os tálamos e corticais, nas regiões frontais e parieto-occiptal à direita compatível com Doença de Creutzfeldt-Jakob (CDJ), não afastando suspeita clínica de encefalopatia de Wernicke (EW), ou relacionada ao uso de FK506.

Material e Método

Relato de Caso.

Resultados

Tratado com Ganciclovir, modificada imunossupressão para Ciclosporina e Azatioprina, realizada pulsoterapia com metilprednisolona e após, corticoterapia de manutenção. Iniciada reposição empírica de Vitamina B1, posterior resultado de B1 37 uh/L. Antigenemia para CMV sérica e PCR no líquor negativos, PCR para JVC e BKV negativos, carga viral zero. Pesquisa de proteína 14/3/3 = 23603 AU/ mL. Posteriormente, paciente evoluiu com melhora do quadro neurológico, recuperação completa dos movimentos, sensório e cognitivo.

Discussão e Conclusões

O discreto aumento da proteína 14/3/3 pode ser encontrado em encefalites de várias etiologias. Encontramos relatos de CJD em pacientes pós-Tx de fígado, córnea, pós-enxerto de dura-máter e de membrana timpânica. Não encontramos relatos de suspeita de CDJ e EW em paciente pós Tx cardíaco. Poucos achados de encefalopatia associada a FK506 pós-Tx cardíaco, todos nos primeiros meses de tratamento, diferente do relato questão, em uso de FK506 a longo prazo.

Palavras Chave

Transplante cardíaco; Encefalite; Pediatria

Área

INFECÇÃO - Outros - Coração

Instituições

Instituto de Cardiologia (ICFUC) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Kimberly Sanco Keis, Carini Peixoto de Castro, Laura Maggi da Costa, Silvia Casonato, Estela Suzana Horowitz, Fabiana Mugnol