Dados do Trabalho


Título

O CUIDADO DE ENFERMAGEM NO TRANSPLANTE DE CÉLULAS TRONCO HEMATOPOÉTICAS EM UM HOSPITAL PUBLICO ESPECIALIZADO DA CIDADE DE SÃO PAULO.

Introdução

Pacientes com deficiências imunológicas, doenças oncológicas, hematológicas, oncohematológicas e metabólicas o transplante de células-tronco hematopoiética (TCTH) pode ser uma opção que salvar vidas. O presente estudo evidenciará e destacará a importância dos cuidados de enfermagem na realização do TCTH em um hospital público especializado de São Paulo.

Material e Método

Estudo descritivo e de natureza quantitativa, identificar os cuidados dos enfermeiros no TCTH por meio da observação sistemática não-participativa comparando os resultados com a literatura de utilização de artigos científicos de fontes fidedignas e de relevância sobre o tema.

Resultados

Evidenciar em tabela e descrever os resultados apurados sobre os cuidados realizados na unidade.

Discussão e Conclusões

Discorrer sobre os dados coletados e confrontar na literatura os principais cuidados de TCTH. É necessário que os enfermeiros e suas equipes tenham conhecimentos específicos para os cuidados de enfermagem na realização do TCTH para assim transcorrer um procedimento seguro e sem eventos adversos para o paciente.

Palavras Chave

TCTH; Transplante de células-tronco hematopoiética; Transplante; Enfermagem; Cuidados de enfermagem;

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital de Transplante Euryclides de Jesus Zerbini - São Paulo - Brasil

Autores

Suzana Ribeiro Portugal da Silva, Maria da Paz Vanconcelos Amorim, Thayná Cristina de Carvalho Tiburcio