Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA PERIOPERATÓRIA DE TRANSPLANTE HEPÁTICO EM UM HOSPITAL PUBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Introdução

O procedimento de transplante de fígado é uma terapia que proporciona a reversão do quadro em fase terminal de um paciente com doença hepática. A contribuição do enfermeiro para o sucesso no resultado do transplante é evidente. Relatando a experiência da atuação do enfermeiro no período perioperatório de cirurgia de transplante hepático.

Material e Método

O relato foi descrito em três etapas Logística de preparo do Centro Cirúrgico para a cirurgia de Transplante; Assistência de enfermagem no transoperatório; e Encaminhamento dos pacientes para unidade de terapia intensiva (UTI). A etapa inicial se da pelo momento em a enfermeira realiza a visita pré-operatória, explicandos os passos do procedimento e recolhendo exames e termos necessários para realização. A segunda fase é o período transoperatório, onde se admite o cliente no centro cirúrgico, já com todos os itens necessários para que se possa recebe-lo, realiza-se todo o preparo do cliente para o início do transplante. E a fase final onde se prepara para que se possa encaminhar o cliente para a UTI, onde receberá os cuidados necessário para manutenção da sua vida.

Resultados

Foram realizadas neste hospital, 302 transplantes de fígado, no período entre 2011 a 2018, com sucesso.

Discussão e Conclusões

O relato permitiu evidenciar que o transplante hepático é um procedimento complexo, que envolve muitos profissionais, que exige do enfermeiro conhecimento, organização, integração, dedicação e muito envolvimento para poder atuar no gerenciamento do centro cirúrgico, na logística do macroprocesso do transplante e na assistência ao paciente. 

Palavras Chave

Enfermagem; Transplante hepático

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

Hospital de Transplantes Eryclides de Jesus Zerbini - São Paulo - Brasil

Autores

Denise Santos Kadooka, Maria da Paz Amorim, Pammela Celeste de Oliveira, Daniela Cristina Donaires Barbato, Deyvid Fernando Mattei da Silva