Dados do Trabalho


Título

Efeito da aplicação da luz laser na isquemia-reperfusão hepática em ratos. Estudo comparativo entre comprimentos de onda de 660 e 780 nm.

Introdução

A isquemia hepática desencadeia uma série de alterações que podem levar a morte celular, sendo agravada, paradoxalmente, com o restabelecimento de fluxo. O processo chamado de lesão por isquemia- reperfusão (IR) envolve mecanismos não completamente elucidados. Desta forma, alternativas como pré- condicionamento isquêmico, hiperbárico, uso de drogas e aplicação de laser estão sendo estudadas como forma de proteção hepática a IR. O objetivo é avaliar o efeito protetor de dois comprimentos de laser sob lesões de IR.

Material e Método

Ratos Wistar machos foram divididos em 4 grupos de 6 animais: sham (Sh): submetidos somente ao anestésico; IR: submetidos a isquemia parcial de 60 minutos seguida de reperfusão por 15 minutos; IR-L660 e IR-L780: submetidos a IR e aplicação de luz laser a 660nm e 780nm, respectivamente, na dose de 22,5 J/cm2, 5 minutos antes da reperfusão. Foram colhidas biópsias hepáticas para determinação de fosforilação oxidativa, permeabilidade da membrana mitocondrial, malondialdeído (MDA) e nitrato (NO3), e amostras de sangue para determinações séricas de ALT e AST.

Resultados

Nas transaminases todos os grupos isquêmicos tiveram valores aumentados em relação ao Sh, tendo diminuição no IR-L780 em relação aos outros. O grupo IR-L660 teve velocidade do consumo de 02 no estado 3 com valores semelhantes ao Sh, além de diminuição da permeabilidade mitocondrial em relação a outros grupos.

Discussão e Conclusões

Fígados submetidos a IR e laser de comprimento de onda de 660nm obtiveram efeito protetor quanto à fosforilação oxidativa e edema mitocondrial. Em relação à lesão de hepatócitos, usando ALT como marcador, o laser de 780nm se mostrou mais eficaz na diminuição sérica da enzima. Conclui-se que os efeitos benéficos do laser se dão pela sua ação estabilizadora de membranas.

Palavras Chave

Transplante. Traumatismo por Reperfusão.

Área

FÍGADO - Técnica cirúrgica

Instituições

Faculdade de Medicina de Marília - São Paulo - Brasil, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Catarina Piolla Graf, Paula Nakazato, Paulo R B Évora, Maria Cecília Jordani Gomes, Clarice Fina, Ricardo O. S. Soares, Orlando Castro e Silva