Dados do Trabalho


Título

ADESÃO AO USO DE IMUNOSSUPRESSORES NO PÓS-TRANSPLANTE HEPÁTICO

Introdução

O seguimento correto da terapia imunossupressora no pós-transplante de fígado evita rejeição de enxerto. Objetivou-se verificar a adesão a imunossupressores e os métodos utilizados para facilitar a tomada de medicação no pós-transplante hepático.

Material e Método

Estudo descritivo, transversal, quantitativo, realizado no ambulatório de transplante hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza-CE, no período de 2017 a 2018, com amostra de 180 receptores de fígado, maiores de 18 anos, acompanhados entre 2002 a 2016, com no mínimo 3 meses de transplante. A coleta de dados utilizou instrumento semiestruturado, pasta-arquivos e prontuários. A análise de dados foi descritiva e inferencial, por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 22.0. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética CAAE:78793317.7.0000.5054.

Resultados

Dos 180 receptores, 21,7% alguma vez já deixaram de tomar as medicações, sendo o motivo prevalente o esquecimento (74,1%) e 10,6% afirmaram já ter tomado a medicação incorretamente, sendo o motivo prevalente o esquecimento da forma correta de administração ou das doses e horários das medicações (91,4%). Quanto aos métodos para facilitar a tomada de medicações, 16,7% afirmaram não possuir método; enquanto 10% referiram utilizar porta medicamento para os imunossupressores, juntamente com lembretes e alarmes; 9,4% afirmaram utilizar apenas alarmes e lembretes em aparelhos eletrônicos.

Discussão e Conclusões

A não adesão ao tratamento medicamentoso reduz a qualidade de vida e aumenta a morbimortalidade, a utilização dos serviços de saúde e os custos hospitalares (LISSON et al., 2005; SIMPSON et al., 2006). A equipe multiprofissional deve implementar estratégias adequadas para melhorar a adesão ao imunossupressor.

Palavras Chave

Transplante de Fígado; Adesão à Medicação; Imunossupressores

Área

FÍGADO - Imunossupressão

Instituições

UFC - Ceará - Brasil

Autores

NAIANA PACIFICO ALVES, Willame de Oliveira Vitorino, Amanda Caboclo Flor, Michelle Ingridy Machado do Nascimento, Clébia Azevedo de Lima, Maria Isis Freire de Aguiar, Leda Fátima Rocha Miranda, Andrea Bezerra Rodrigues, Alex Sandro de Moura Grangeiro, José Huygens Parente Garcia