Dados do Trabalho


Título

ECMO e Transplante de Pulmão em pacientes com Hipertensão Pulmonar

Introdução

O transplante pulmonar é o tratamento de escolha para pneumopatia avançada. Destes pacientes, o desafio técnico são os pacientes com hipertensão pulmonar. Atualmente, o ECMO é uma alternativa como suporte circulatório nestes casos.

Material e Método

Conduzimos um estudo retrospectivo da nossa coorte que incluiu pacientes com hipertensão pulmonar que foram submetidos ao transplante pulmonar em 2 centros nacionais de referencia no estado de São Paulo pela mesma equipe cirúrgica desde 2003 até 2018.

Resultados

Ao total foram realizados 428 transplantes pulmonares e 1 transplante cardiopulmonar neste período nos 2 centros. A instalação da ECMO foi necessária em 23 pacientes com uma taxa de 5,4% do total, sendo que a hipertensão pulmonar sendo a causa para a colocação da ECMO foi em 8 pacientes 34,8% do subgrupo ECMO. A classificação de hipertensão pulmonar foi: hipertensão arterial pulmonar (Grupo I) 6 pacientes (75%) e hipertensão pulmonar secundária (Grupo III) 2 pacientes. Não houve distinção com relação ao sexo e a média de idade foi de 36,75 ± 9,7 anos. A pressão sistólica da artéria pulmonar média foi de 79,9 ± 22,85 mmHg. Foram priorizados 2 (25%) pacientes, sendo que apenas 1 (12,5%) foi como ponte para o transplante, A via de instalação da ECMO foi central para 4 (50%) e periférico veno-arterial 4 (50%). Houve apenas 1 caso de mudança de via de instalação da ECMO de Central para venovenoso. Ao total foram decanulados 6 (75%) e alta hospitalar em 4 (50%). O tempo médio de ECMO foi de 7 ± 5,85 dias, o tempo médio de UTI foi de 20,6 ± 14,9 dias e tempo de internação foi de 50,9 ± 48,3 dias.

Discussão e Conclusões

O maior beneficio da ECMO é a possibilidade de mantê-la no pós-operatório permitindo maior estabilidade hemodinâmica e ventilatória.

Palavras Chave

Transplante pulmonar
ECMO
Hipertensão Pulmonar

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil, Instituto do Coração - InCor HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Flavio Pola dos Reis, Guilherme Vieira Soares Carvalho, Caio Bianchi Castro, Lucas Matos Fernandes, Luis Gustavo Abdalla, Jose Eduardo Afonso Jr, Marcos Naoyuki Samano, Ricardo Henrique de Oliveira Braga Teixeira, Paulo Manoel Pego-Fernandes