Dados do Trabalho
Título
LOBECTOMIA HEPÁTICA ESQUERDA NO DOADOR VIVO - COMPARAÇÃO ENTRE CIRURGIA ABERTA X VIDEOLAPAROSCÓPICA
Introdução
A cirurgia videolaparoscópica hepática mudou dramaticamente a prática cirúrgica nas últimas décadas, melhorando os desfechos em pacientes corretamente selecionados. A diminuição da dor no pós-operatório, menor taxa de complicação, retorno precoce às atividades laborais e melhor resultado estético têm sido bem descrito em diversos estudos. O sucesso desses procedimentos esbarraria inevitavelmente no campo mais complexo e delicado – hepatectomia no doador vivo. Obviamente, é um procedimento que deve ser feito por cirurgiões com experiência em cirurgia laparoscópica avançada e cirurgia em doador vivo. O objetivo deste trabalho é comparar os resultados entre cirurgia convencional e cirurgia laparoscópica com enfoque no doador.
Material e Método
Foram coletados dados prospectivos e realizada análise retrospectiva de 54 casos de lobectomia hepática esquerda (16 laparoscópicas e 38 abertas) de doador vivo para transplante pediátrico entre o período de 01/2013 até 03/2019.
Resultados
A média de idade foi 28,8 anos na técnica videolaparoscópica e 33,2 anos na cirurgia convencional; a maioria dos doadores foram do sexo masculino em ambos os grupos. O tempo cirúrgico variou de 270-800 minutos (média de 450 min) na cirurgia laparoscópica e variou de 300-600 minutos (420 min) na cirurgia convencional. O tempo de internação médio foi 2,4 dias na laparoscopia e 3,8 dias na convencional (p < 0.0001)
.
Discussão e Conclusões
A lobectomia hepática esquerda videolaparoscópica no doador vivo é segura e factível. Não houve diferença significativa no tempo cirúrgico; porém o tempo de internação foi menor nos pacientes submetidos a técnica laparoscópica.
Palavras Chave
Transplante intervivos; Doador vivo; Lobectomia hepática esquerda laparoscópica
Área
FÍGADO - Técnica cirúrgica
Instituições
INSTITUTO D'OR - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
VICTOR HUGO RIBEIRO VIEIRA, LUCIO FILGUEIRAS PACHECO MOREIRA, LUCAS DEMETRIO, ELIZABETH BALBI, THIAGO BELLINHA, MARCELA ARRUDA, RENATO TOLEDO, LUCIO AULER, DANIELA PESTANA, MARIANA SCHUL