Dados do Trabalho


Título

Notificação de infecções hospitalares de pacientes submetidos a transplante: casuística de um centro transplantador.

Introdução

Os transplantes são considerados como uma relevante opção terapêutica para determinadas patologias. Contudo, as complicações infecciosas são uma causa significativa de morbimortalidade nos pacientes. Logo, iniciativas que intencionam entender melhor como se dão os acometimentos infecciosos em transplantados são relevantes.

Material e Método

Trata-se de um estudo observacional prospectivo das notificações de infecção hospitalar de pacientes submetidos a transplantes hepático, renal, pancreático e múltiplo (pâncreas-rim) em um centro transplantador no período de 2016 a 2018. Os critérios para a inclusão dos pacientes foram: a natureza do procedimento cirúrgico realizado e o período de internamento na unidade de pós-operatório de alta complexidade. Para as notificações, foram seguidos os critérios diagnósticos de infecções da ANVISA. Os dados foram tabulados e analisados no programa Excel.

Resultados

No período do estudo foram realizados 646 transplantes e a média da densidade de infecções relacionadas à assistência à saúde foi de 29,77; 21,38; e 25,93 nos anos de 2016, 2017 e 2018 respectivamente. Em média, as infecções mais significativas para esses resultados foram as relacionadas à sonda vesical de demora e à infecção primária de corrente sanguínea laboratorial. Já a média da taxa de óbitos devido a infecções relacionadas à assistência à saúde foi de 7,88; 8,51; e 8,63 nos anos de 2016, 2017 e 2018 respectivamente.

Discussão e Conclusões

A aplicação dos critérios de infecções relacionadas à assistência em pacientes transplantados permitiu a avaliação temporal de indicadores em uma população específica, corroborando para comparações com outras pesquisas de mesma natureza publicadas, direcionando medidas de controle e prevenção de infecções.

Palavras Chave

Notificação de Doenças; Infecção hospitalar; Transplantes.

Área

INFECÇÃO - Bactéria - Rim

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Isvi Brandão Araújo, Rafael Ximenes Oliveira, Antônio Romario Mendes da Silva, Celi Melo Girão, Ivelise Regina Canito Brasil