Dados do Trabalho


Título

Incidência de Microsporidiose Humana em pacientes receptores de transplante renal

Introdução

Diarreia é uma complicação frequente após o transplante renal, e causas infecciosas devem ser afastadas. Objetivo: Avaliar a incidência de infecção por microsporídios como causa de diarreia em receptores de transplante renal.

Material e Método

Estudo retrospectivo, centro único, incluindo receptores de transplante renal entre jan/13 e dez/17, acompanhados até dez/18. Critérios de inclusão: receptor de transplante renal, idade > 16 anos, com pesquisa de microsporídios (Pmicrosp) em fezes no período de análise. Os pacientes que preencheram os critérios de inclusão foram divididos em dois grupos: positivo e negativo, conforme o resultado de pelo menos um exame para pesquisa de microsporídios em fezes. Parâmetros avaliados: dados demográficos, tempo entre o transplante e o aparecimento da diarreia, recorrência da diarreia e alteração de imunossupressão, durante e após o tratamento

Resultados

586 pacientes, idade de16 a 76 anos, 90,6% receptores de doador falecido. 217 (37%) apresentaram diarreia e realizaram investigação laboratorial, dos quais 193 apresentavam Pmicrosp disponível. Infecção por microsporídio foi diagnosticada em 42 casos (19%), com recidiva em 2 casos após tratamento com albendazol 800 mg por 21 dias. A imunossupressão foi alterada em 19 (45%), com suspensão do micofenolato e início de azatioprina ou sirolimo.

Discussão e Conclusões

Diarreia é uma complicação frequente em transplantados, geralmente atribuída ao uso de micofenolato. Nesta série, observamos cerca de 20% dos casos de diarreia por microsporídio, e o tratamento adequado permitiu a manutenção de imunossupressão em mais da metade. O diagnóstico adequado e o tratamento específico permitiriam uma menor alteração de imunossupressão, reduzindo o risco de complicações tardias, como rejeições do enxerto renal.

Palavras Chave

transplante renal, diarreia, microsporídio

Área

INFECÇÃO - Outros - Rim

Instituições

Laboratório de Investigação em Transplantes- Programa de Transplante Renal- FCM/HC UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIEL CORDEIRO DE MELO SEIXAS, MARILDA MAZZALI