Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS NOTIFICAÇÕES DE PROTOCOLO DE INVESTIGAÇÃO DE MORTE ENCEFÁLICA NO DF

Introdução

O Distrito Federal (DF) é destaque no ranking de notificações (potenciais doadores). Segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes, divulgados anualmente pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o estado registrou, em 2018, uma taxa de notificação de 80 pmp. Apesar do alto número de notificações de potenciais doadores o DF apresenta um baixo índice de doadores efetivos (17,4 pmp), não conseguindo atender a crescente demanda de pacientes em lista de espera.

Material e Método

Pesquisa exploratória do tipo documental com fundamentação na epidemiologia descritiva, utilizando a abordagem quantitativa. Para a estruturação da amostra da pesquisa, das 617 notificações no período de 2016 a 2018, foram avaliados 190 prontuários de doadores efetivos por meio de consulta aos registros da Central Estadual de Transplantes.

Resultados

Constatou-se maior prevalência de protocolos com doação efetivada na faixa etária entre 19 e 39 anos com 71(37,1%) registros. Quanto ao sexo, houve predomínio do masculino com 102 notificações (53,68%). Com relação as variáveis clínicas dos doadores de órgãos, identificou-se a predominância de doadores do grupo sanguíneo O, com 103 (54,3%) dos prontuários, e do grupo A, com 58 (30,6%). A principal causa de ME entre os participantes da pesquisa foi o acidente vascular cerebral hemorrágico/Isquêmico com 77 (40%), seguido do TCE com 71 (37,4%) registros, em consonância com resultados da ABTO, que classifica como primeira causa de ME o AVC seguido do TCE.

Discussão e Conclusões

Conclui-se que o maior número de notificações foram do sexo masculino devido exposição a situações de risco, violência, agressividade e falta de cuidados básicos com a saúde. A efetividade na doação também foi maior no sexo masculino, sem análise das causas nesse estudo.

Palavras Chave

Seleção do Doador; Perfil de Saúde

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

OPO DF - Distrito Federal - Brasil

Autores

Viviane Marçal da Silva, Cláudia Simões Cavalcanti de Albuquerque Bezerra, Isabela Pereira Rodrigues, Sandro Rogério Gabriel dos Santos