Dados do Trabalho


Título

Anemia falciforme e transplante renal: Relato de caso e revisão de literatura

Introdução

Anemia falciforme (AF) é um dos distúrbios hematológicos hereditários mais comuns no mundo, com alta incidência de complicações a longo prazo. A doença renal crônica (DRC) na AF pode resultar de lesões tubulares, intersticiais, vasculares e glomerulares. O transplante renal melhora a sobrevida de pacientes com AF em diálise, embora a experiência do transplante renal neste grupo permaneça limitada.

Material e Método

Relato de caso: homem de 40 anos, DRC por nefropatia por AF, em regime de transfusão quinzenal, painel 37% classe I, zero classe II. Transplante renal de doador falecido de 20 anos de idade, creatinina 0,5 mg/dL, KDPI 2%, isquemia fria 21h. Evoluiu com retardo de função do enxerto, biopsia de vigilância com diagnóstico de rejeição celular aguda Banff 1A, responsiva a terapia em pulso com Metilprednisolona. Durante o primeiro ano de acompanhamento, apresentou infecção do trato urinário e síndrome torácica aguda, com resolução completa após terapia específica.

Resultados

Ao final de 12 meses de acompanhamento tem função renal preservada (creatinina 1,5 mg/dL), sem proteinúria e sem desenvolvimento de novos anticorpos anti HLA, apesar de manter regime de transfusões sanguíneas periódicas.

Discussão e Conclusões

A boa evolução observada no primeiro ano após o transplante neste caso é semelhante ao observado em outros relatos. A sobrevida a longo prazo do enxerto na AF é comprometida devido ao aumento do risco de sensibilização anti-HLA pelas transfusões sanguíneas, o que torna útil o rastreio de anticorpos anti-HLA e biópsias de enxerto protocolares no seguimento destes pacientes. Além disso, é importante avaliar os possíveis efeitos da AF no enxerto renal, como agravamento da lesão tubular causada pela AF e pelo uso de inibidores da calcineurina.

Palavras Chave

anemia falciforme, hemoglobinopatias, transplante renal

Área

RIM - Complicações

Instituições

LABORATORIO DE INVESTIGAÇÃO EM TRANSPLANTE - PROGRAMA DE TRANSPLANTE RENAL- FCM/HC UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

MARCOS VINICIUS SOUSA, LEONARDO FIGUEIREDO CAMARGO, MARILDA MAZZALI