Dados do Trabalho


Título

Descrição de um modelo experimental de perfusão ex situ de tecido hepático de coelho.

Introdução

O transplante (Tx) hepático é uma forma de tratamento importante para doenças hepáticas terminais atualmente. Estudos de preservação hepática em modelos experimentais realizados em animais de pequeno porte(APP) são de execução mais simples e barata. A preservação hepática é crucial para manter a viabilidade do órgão após períodos de isquemia. Assim, é desejável estabelecer modelos experimentais em APP, que são mais factíveis, servindo de triagem para novos métodos que se aplicariam ulteriormente em modelos mais complexos.

Material e Método

Realizada anestesia dos coelhos com uretana e pentobarbital sódico. A seguir, feita laparotomia mediana e exposição da veia cava inferior (VCI), da aorta abdominal (AA) e de suas ramificações e da veia porta. Concluída a dissecção e isolamento desses vasos, administrada heparina sódica através da VCI. Após, procedida à ligadura da aorta com colocação da cânula, para perfusão na AA e na veia mesentérica superior, e o preenchimento com a solução de preservação escolhida. Com a adequada canulação vascular, realizado o clampeamento da aorta infradiafragmática e da VCI, liberação da entrada da solução infundida pela ação da gravidade e concomitante resfriamento da cavidade com gelo picado. Para o extravasamento da solução perfundida, seccionou-se a veia cava supra-hepática e justa ilíaca. A avaliação da preservação morfológica tecidual foi feita através de biopsias em tempos determinados.

Resultados

Com a análise das biópsias, verificou-se que as etapas do modelo experimental permitiram o início da perfusão com isquemia zero e a manutenção de uma perfusão tecidual contínua e adequada.

Discussão e Conclusões

Comparativamente a outros modelos experimentais, este modelo tanto mostrou-se equivalente, como uma alternativa de baixo custo.

Palavras Chave

Modelo experimental; Perfusão ex situ; Solução de Preservação

Área

FÍGADO - Técnica cirúrgica

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Ivelise Regina Canito Brasil, Raquel Lima Sampaio, Rômulo Augusto da Silveira, Rafael Ximenes Oliveira, Isvi Brandão Araújo, Bianca Rohsner Bezerra, Samuel Roque Alves, Lucas Medeiros Lopes, Jerônimo de Azevedo e Sá Júnior