Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento e validação de solução à base de água de coco na preservação de tecidos vasculares.

Introdução

Dificuldades técnicas com vasos são persistentemente desafiadoras para o cirurgião. Daí, emerge a importância da preservação de enxertos vasculares como medida salvadora para situações inesperadas. Para isso, a instituição de uma solução de preservação de significativo custo-benefício mostra-se conveniente. Assim, busca-se viabilizar um bioproduto a base de água de coco em pó para a preservação de tecidos vasculares, definindo a eficácia desta.

Material e Método

Realizou-se o acondicionamento ex situ de 10 amostras de tecido arterial de doador cadáver humano em soluções hipotérmicas UW e ACP. As análises foram realizadas em dias pré-determinados (T0- 1d, T2- 7d, T3 - 14d e T4- 28d). A avaliação da contração muscular foi feita em solução de Krebs-Henseleit-Buffer e as extremidades dos segmentos dos vasos conectadas a transdutor e uma base fixa. As respostas mecânicas foram transformadas em sinais elétricos e os dados experimentais armazenados pelo software Labchart. A avaliação morfológica comparativa do grau de preservação da camada endotelial foi realizada de forma cega.

Resultados

Na avaliação do acoplamento eletromecânico, observou-se que as duas soluções apresentaram efeito similar sobre a contração muscular. A resposta de preservação da integridade muscular foi vista até o T3, reduzindo a partir daí. Tal resultado também foi observado no acoplamento farmacomecânico. Quanto a avaliação da presença de endotélio, ambas as soluções mostram-se capazes de apresentar o mesmo grau de preservação até o T2, mas com piora acentuada a partir deste ponto.

Discussão e Conclusões

A Solução de ACP, para preservação dos tecidos vasculares, demonstrou que à viabilidade e função fisiológica e da contratilidade celular foram preservados quando comparada à solução padrão.

Palavras Chave

Transplantes; Enxertos vasculares; Solução de Preservação.

Área

TECIDOS - Outros

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Ivelise Regina Canito Brasil, Jerônimo de Azevedo e Sá Júnior, Raquel Lima Sampaio, Rômulo Augusto da Silveira, Isvi Brandão Araújo, Rafael Ximenes Oliveira, Bianca Rohsner Bezerra, Samuel Roque Alves, Lucas Medeiros Lopes