Dados do Trabalho


Título

USO DE ENXERTOS DE DOADORES COM O MARCADOR ANTI-HBC POSITIVO NO TRANSPLANTE HEPÁTICO

Introdução

A escassez de órgãos para transplante se tornou um grande desafio frente à disparidade entre o número de doadores e de indivíduos na lista de espera. Em decorrência disso, muitos centros transplantadores passaram a considerar o uso de órgãos em critério expandido, com algum potencial de transmissão de infecções, como a hepatite viral. Objetivou-se analisar a ocorrência de hepatite B em receptores de enxertos hepáticos anti-HBc positivo (+).

Material e Método

Tratou-se de um estudo retrospectivo realizado com 35 receptores de enxerto hepático com marcador anti-HBc (+) entre 2014 e 2017, em um centro referência Norte-Nordeste em transplante de fígado. Foram excluídos 6 receptores por transferência para outros centros ou informações incompletas. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética CAAE:78793317.7.0000.5054.

Resultados

No período, 41 (7%) pacientes receberam enxertos de doadores anti-HBc (+), destes 35 foram analisados. A principal causa de indicação do transplante foi a hepatite viral, sendo 25,7% por vírus B e 42,2% por vírus C. Foram observados dois casos de infecção da hepatite B em pacientes transplantados por cirrose alcoólica e pela sindrome de Budd-Chiari, ambos com perfil sorológico HbsAg (-) e Anti-HBs (+). No pós-transplante, foi detectado HBsAg (+) em um receptor com 1 ano e 1 mês após a cirurgia, e no outro com 2 anos e 5 meses. Os pacientes seguem em tratamento com Entecavir 5 mg ao dia.

Discussão e Conclusões

O DNA do vírus da hepatite B pode persistir no soro ou no fígado de indíviduos que são HBsAg (-), mas anti-HBc (+), e enxertos de doadores com este perfil sorológico podem transmitir o vírus. Recomenda-se o seguimento criterioso dos receptores de enxerto hepático anti-HBc (+), com rastreio sorológico e imunoprofilaxia no pós-transplante.

Palavras Chave

Transplante hepático; Anti-HBc; hepatites

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantídio - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Janaína Maria Maia Freire, Camila Mororó Fernandes, Clebia Azevedo de Lima, Maria Isis Freire de Aguiar, Heloisa Vidal Alves Pereira, Leda Fatima Rocha MIranda, Maria José Nascimento Flor, Leandro Regis Melo Alves, Bartolomeu Alves Feitosa Neto, Pollyanna Lima de Almeida, Katia Suelly Ferreira Amorim, Joiciane Lima da Silva, Naiana Pacífico Alves