Dados do Trabalho


Título

Estado sorológico para CMV dos doadores de órgãos do estado do Ceará nos últimos seis anos

Introdução

Receptores de órgãos tornam-se susceptíveis a primo-infecção pelo citomegalovírus (CMV), transmitida por meio do enxerto, e reativação, quando o receptor é soropositivo. Os efeitos podem ser tanto o desenvolvimento da doença, quanto o aumento no risco de rejeição aguda ou de disfunção crônica do enxerto. O objetivo foi determinar o estado sorológico para CMV dos doadores de órgãos do Ceará.

Material e Método

Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, com busca ativa das notificações de doadores falecidos efetivados pela Central de Transplantes do Estado do Ceará, entre 2013 e 2018. Os seguintes dados foram avaliados: número de doadores efetivados, idade, sexo, sorologia para CMV.

Resultados

No período avaliado foram efetivados 985 doadores, com média de idade de 39,1 ± 17 anos, sendo 661 (67,1%) homens. A média de idade das mulheres foi superior a dos homens (42,5 ± 16,4 e 37,4 ± 17,5 anos, respectivamente, p<0,0001). Do total, 877 (89%) doadores tinham sorologia IgG reagente para CMV, sendo essa prevalência maior nos homens (65,3%) do que nas mulheres (34,7%, p<0,0001). No período avaliado, um total de 1.692 transplantes renais foram realizados no Ceará, sendo que 88,8% deles foram realizados com rins oriundos de doadores IgG reagente para CMV.

Discussão e Conclusões

Nos últimos seis anos, a maioria dos transplantes renais do Ceará foi realizada com rins oriundos de doadores IgG reagente para CMV. Esses dados reforçam a necessidade de um olhar atento, no período pós transplante, para a reativação do CMV.

Palavras Chave

CMV; Transplante renal; Infecção.

Área

INFECÇÃO - Vírus - Rim

Instituições

Central de Transplantes do Estado do Ceará - Ceará - Brasil, Centro de Pesquisas em Doenças Hepato Renais do Ceará - Ceará - Brasil, Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Maria Eduarda Corrêa Félix, Ana Vitória Mendes Ávila, Ana Beatriz Vasconcelos Coelho, Beatriz Carvalho Costa Saunders Pacheco, Jean Victor Moreira Evangelista, Eliana Régia Barbosa Almeida, Sônia Leite Silva, Silvia Fernandes Ribeiro Silva