Dados do Trabalho


Título

Febre amarela em receptor de transplante renal: relato de caso e revisão de literatura

Introdução

Febre amarela (FA) é uma arbovirose, com apresentação clínica variando de quadro febril leve a doença grave com icterícia e fenômenos hemorrágicos. A vacina contra a febre amarela é uma vacina de vírus vivo atenuado, contraindicada em receptores de transplante de órgãos, e a incidência de efeitos colaterais relacionados à vacina desconhecida nesta população.

Material e Método

Relato de caso: homem de 50 anos, receptor de transplante renal de doador falecido há 5 anos. Recebeu vacina contra febre amarela durante epidemia no interior de São Paulo. Um dia após a vacinação foi admitido na Unidade de Emergência com náusea, vômito, febre, diarreia, poliartralgia, trombocitopenia e elevação de transaminases. Sorologia e carga viral quantitativa confirmaram o diagnóstico de FA por vírus selvagem. O paciente foi mantido sob cuidados de suporte por 12 dias, com alta hospitalar em bom estado clínico e função renal estável.

Resultados

Um mês após a alta, foi observada a presença de anticorpos anti-HLA específicos contra o doador (DSA) com evidência histológica de lesão endotelial em biópsia do enxerto e critérios diagnósticos de rejeição aguda mediada por anticorpos (RMA), tratada com plasmaférese e IVIg humana. Seis meses após o tratamento, a função renal permaneceu estável, com redução da intensidade de fluorescência do DSA.

Discussão e Conclusões

Vacinas de vírus vivo atenuado são contraindicadas em pacientes imunossuprimidos, devido ao risco de desenvolvimento da doença após a vacinação. No presente caso, observamos quadro de FA pelo vírus selvagem, com evolução favorável, em paciente que inadvertidamente recebeu vacina durante surto de. DSA de novo e RMA foram observados após recuperação da doença, com resposta satisfatória ao tratamento e preservação da função do enxerto.

Palavras Chave

febre amarela, transplante renal, rejeição aguda,

Área

INFECÇÃO - Vírus - Rim

Instituições

DISCIPLINA DE MOLESTIAS INFECCIOSAS - FCM UNICAMP - São Paulo - Brasil, LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA TRANSLACIONAL- FCM UNICAMP - São Paulo - Brasil, LABORATORIO DE INVESTIGAÇÃO EM TRANSPLANTES- PROGRAMA DE TRANSPLANTE RENAL- FCM/HC UNICAMP - São Paulo - Brasil, UNIDADE DE TRANSPLANTE HEPÁTICO- DEPARTAMENTO DE CIRURGIA- FCM UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

MARCOS VINICIUS SOUSA, RICARDO DE LIMA ZOLLNER, RAQUEL SILVEIRA BELLO STUCCHI, ILKA FATIMA FERREIRA SANTANA BOIN, ELAINE CRISTINA ATAIDE, MARILDA MAZZALI