Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO A LONGO PRAZO DOS DOADORES RENAIS NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE

Introdução

Estudos recentes compararam doadores renais com pessoas saudáveis ao invés de a população geral e seus achados levantaram considerações a respeito da segurança da doação a longo prazo. Devido a possível exposição dos doadores renais a um risco até agora subestimado e o aumento nas ofertas de doadores falecidos, é importante este esclarecimento.

Material e Método

Avaliados todos os pacientes com nefrectomia unilateral para doação intervivos realizados na ISCMPA desde o início do seu programa de transplantes renais até 1998. Excluídos aqueles não encontrados em nenhuma fonte utilizada para coleta de dados, que se deu através da pesquisa em prontuários físicos e eletrônicos. As informações clínicas foram baseadas em evoluções médicas em ambulatório específico para acompanhamento dos doadores. Avaliamos a mortalidade e a progressão para DRC com necessidade de terapia substitutiva renal (TSR) e também os seus fatores de risco.

Resultados

Foram encontrados apenas 177 dos 566 doadores (31,27%). O tempo médio de acompanhamento foi de 18,15 anos, com o máximo de 38,77 anos. A população em estudo era formada por pacientes mais saudáveis, maioria não tabagista, sem hipertensão ou dislipidemia e com IMC médio menor (29). Após, 36,15% eram hipertensos, houve aumento da dislipidemia e o IMC médio aumentou para até 32. Também houve aumento significativo da proteinúria e creatinina, sendo que 6 (3,4%) progrediram com necessidade de TSR e 5 (2,82%) faleceram - 3 destes renais crônicos dialíticos.

Discussão e Conclusões

Houve maior progressão para DRC estágio final e menor mortalidade. Há necessidade urgente de melhorar o acompanhamento e banco de dados referente aos doadores renais. Devem ser investidos maiores esforços tanto na seleção dos doadores quanto no estímulo a mudanças de hábitos.

Palavras Chave

Transplante intervivos; doadores renais; doação

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Japão Drose Pereira, Alex Luiz Gomes da Rocha, Caio Seiti Mestre Okabayashi, Daniela dos Reis Carazai, Fabrício Dhiemison Oliveira dos Santos, Júlia Cachafeiro Réquia, Larissa Lemos Karsburg, Nathália Fritsch Camargo, Elizete Keitel, Valter Duro Garcia