Dados do Trabalho


Título

Implantação Nacional de Material Educativo Multiprofissional ao Transplantado

Introdução

É importante que o paciente transplantado receba as orientações corretas para aprender a lidar com sua nova condição de vida. A orientação depende da qualificação profissional e do nível de entendimento do paciente. Elaborar estratégias para estimular os efeitos da adesão ao tratamento deve ser priorizado entre profissionais do transplante. A abordagem multiprofissional engloba, além do espírito de equipe, bons resultado no seguimento ao tratamento, considerando todo apoio e orientações deste cuidado oferecido ao paciente. Objetivo: Descrever o desafio da implantação de um material educativo multiprofissional para pacientes transplantados.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com equipe multiprofissional (enfermagem, nutrição, psicologia e odontologia) do Grupo de Apoio ao Transplante (GAT). A partir de reuniões realizadas pelo grupo surgiu a necessidade de um material educativo nacional com abordagem multiprofissional para este perfil de paciente.

Resultados

Foi elaborado material educativo multiprofissional com informações para o paciente transplantado. Tal material foi dividido em três partes, a primeira parte foi elaborada por enfermagem, nutrição e psicologia lançada em 2015, a segunda parte foi elaborada por fisioterapia, odontologia e serviço social lançada em 2017 e a terceira parte será um compilado de orientações de todos os profissionais previsto para o ano de 2019. Todos os lançamentos aconteceram durante o Congresso da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, no Brasil. O material foi divulgado em todo território nacional.

Discussão e Conclusões

A educação de pacientes para o transplante é imprescindível e a elaboração de material de apoio para que as equipes de transplante e os pacientes possam utilizar é fundamental.

Palavras Chave

Educação em saúde; Transplante de órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

GAT- Grupo de Apoio ao Transplante - São Paulo - Brasil

Autores

Leticia Fatima Lazarini, Maria Celeste Patrocinio, Renata Fabiana Leite, Sandra Maria Matta, Graça Maria Totaro, Paulo Sergio Santos, João Luis Herbs