Dados do Trabalho


Título

Preservação morfológica renal em coelhos após conservação estática em solução hipotérmica à base de água de coco em pó.

Introdução

Preservar o enxerto é crucial no manejo do transplante, sendo um dos fatores determinantes à evolução cirúrgica favorável. Dentre vários pontos críticos, os de maior relevância são a redução do tempo de isquemia fria e a diminuição da lesão de reperfusão. Por isso, as soluções de preservação têm grande importância. Buscar uma solução com qualidade e boa relação custo-benefício é vital. O uso de bioproduto à base de água de coco torna-se interessante pois tem sido demonstrado seu potencial na preservação de células e tecidos, além do baixo custo. Analisamos a preservação morfológica renal em coelhos após conservação estática em solução hipotérmica à base de água de coco em pó (ACP).

Material e Método

Realizou-se perfusão renal in situ de 10 coelhos, nefrectomia e manutenção do tecido nas soluções hipotérmicas UW (solução padrão) e ACP por até 18 horas. A avaliação morfológica do grau de lesão isquêmica foi comparativa em tempos pré-determinados (T0-0h, T6-6h, T12-12h e T18-18h), realizada de forma cega, sendo caracterizada de ausente a grave para cada tempo.

Resultados

À análise de cada tempo, a ACP apresentou graus de lesão maiores no T18. O aumento do escore global com a progressão no tempo de análise foi diferente entre as soluções no T18. Assim, encontramos diferença estatisticamente significante entre os graus de lesão ao comparar as soluções em T18, avaliados pelos testes Mann-Whitney e teste de Friedman (T0 – p > 0,05; T6 – p > 0,05; T12 – p 0,035; T18 - 0,001).

Discussão e Conclusões

À avaliação morfológica nos tempos determinados, a solução ACP foi equiparável à solução UW na preservação morfológica renal durante o período de isquemia fria inferior a 18 horas. A sugestão de um produto natural e de baixo custo é promissora e deve ser estudada mais profundamente.

Palavras Chave

Transplante renal; Solução de preservação; Água de coco.

Área

RIM - Rejeição Aguda

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Ivelise Regina Canito Brasil, Rômulo Augusto da Silveira, Raquel Lima Sampaio, Rafael Ximenes Oliveira, Isvi Brandão Araújo, Bianca Rohsner Bezerra, Samuel Roque Alves, Lucas Medeiros Lopes, Jerônimo de Azevedo e Sá Júnior