Dados do Trabalho


Título

CORAÇÕES OFERTADOS À CNT DE 2014 A 2018: PREDOMINARAM OS DOADORES COM CRITÉRIOS EXPANDIDOS?

Introdução

Doador com critérios limítrofes para a sobrevida do enxerto e do receptor no transplante de coração, denomina-se doador com critério expandido. Recomenda-se que alguns desses critérios devam ser avaliados para cada caso, podendo ser flexibilizados, na tentativa de ampliar a oferta de órgãos para atender à lista de espera de receptores. Esse estudo analisou 4 critérios expandidos em corações ofertados à Central Nacional de Transplantes (CNT) nos últimos 5 anos: idade do doador superior a 50 anos (IDADE>50a), causa da morte do doador por acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH), tempo de parada cardiorrespiratória ≥ a 36 min (PCR>36’) e uso de dopamina em dose > 15µg/kg/min (DOPA>15µg/kg/min).

Material e Método

Estudo descritivo, retrospectivo do período 2014-2018, com dados extraídos do Sistema Nacional de Transplantes (SIG).

Resultados

Foram ofertados 1.597 corações à CNT, dos quais 689 incidiam critérios expandidos (43,1%). Desses, 550 apresentavam 1 critério expandido (103 por IDADE>50a, 421 por AVCH, 25 por PCR>36’ e 1 por DOPA>15µg/kg/min) e 139 apresentavam 2 critérios expandidos. Apenas 24 corações expandidos foram aceitos para transplante; em todos eles, havia somente 1 critério expandido unânime (AVCH). A taxa de aproveitamento de doadores de corações com critérios expandidos foi de 3,5%.

Discussão e Conclusões

A presença, isolada ou combinada, dos critérios expandidos em doadores de coração apresentou incidência significativa. Os dados indicam que não houve nenhum aproveitamento de corações com critérios expandidos para idade, tempo de parada cardiorrespiratória e uso de dopamina, fato este que sugere a elaboração de novas normas que possam aprimorar a concentração de esforços das equipes na atividade de captação-distribuição de corações.

Palavras Chave

critério expandido, doador coração, CNT

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

Ministério da Saúde - Distrito Federal - Brasil

Autores

EDILAMAR BARBOSA RODRIGUES, ELISÂNGELA CÉSAR DOS SANTOS ANJOS, Geovana DE JESUS DE OLIVEIRA, PATRICIA GONÇALVES FREIRE, VICTORIA BEATRIZ REGO DE MACEDO