Dados do Trabalho


Título

IMPLANTAÇÃO DE FLUXOGRAMAS PARA O PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE SÃO LUÍS-MA

Introdução

O processo de notificação de morte encefálica (ME) e óbitos por coração parado (PCR) é uma das primeiras etapas do processo de doação de órgãos e tecidos que possibilita o aumento do número de transplantes no País. O objetivo deste trabalho foi a construção de um fluxograma do processo de notificação de ME e óbitos por PCR para nortear as ações nos setores críticos, emergência e demais setores notificadores de um Hospital de Urgência e Emergência de São Luis-MA.

Material e Método

Revisão sistemática realizada entre janeiro e fevereiro de 2019, sintetizando de forma padronizada a literatura sobre o tema, seguida de fase observacional, adequando as informações à realidade do processo executado na instituição.

Resultados

Foram construídos dois fluxogramas referentes ao processo de doação e transplantes a serem implantados. O primeiro referiu-se à “Determinação da ME e Captação de Órgãos Sólidos para Transplantes”, descrevendo a atuação intra e extra-hospitalar, desde a notificação do PD, realização dos exames do protocolo de ME, entrevista familiar e condução de seus resultados. O segundo instrumento trata da “Notificação de Óbitos por PCR e captação de córneas”, definindo as ações desde a notificação do óbito, avaliação de contraindicações até o desfecho da entrevista familiar.

Discussão e Conclusões

A notificação de e óbitos por PCR é fundamental para obter êxito no aumento de PD, porém todas as ações são interdependentes e importantes. Há a necessidade de capacitação profissional para atuarem de forma sistemática nas etapas do processo, bem como a elaboração e implementação de protocolos voltados para este fim. Faz-se necessário novo estudo para mensurar os resultados após a implantação destes instrumentos e o impacto nos números de notificações e doações na unidade de saúde estudada.

Palavras Chave

Notificação; Doador Cadáver; Fluxo

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Hospital Municipal Djalma Marques - Maranhão - Brasil, Universidade CEUMA - Maranhão - Brasil

Autores

POLIANNA COSTA BORTOLON MELO, HELOÍSA ROSARIO FURTADO OLIVEIRA LIMA, HIAGO SOUSA BASTOS, MARYANNA BATISTA CARNEIRO MIRANDA, MARCIA COSTA DA SILVA, ANA LUCIA M C NETA, OSILDA CARVALHO FILHA, SILVINA FRANÇA DINIZ, ANGELA INES VEIGA BRITO, PABLO BORTOLON MELO, GIOVANNA NUNES BELO MENDES, EMANUEL HENRIQUE CARDOSO MUNIZ, RAFAEL PEREIRA CAMARA CARVALHO