Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DAS CÓRNEAS DE DOADORES DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS NO BANCO DE OLHOS DE UM HOSPITAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Introdução

O Banco de Olhos (BO) exerce papel primordial no que compete a captação, preservação, avaliação, armazenamento e distribuição de córneas para transplante. A partir da Portaria 2.600/09 houve um aumento do rigor no controle de qualidade dos tecidos no BO, aumentando assim o quantitativo e eficácia dos transplantes. O presente estudo teve como objetivou avaliar a qualidade e utilização das córneas dos doadores de múltiplos órgãos e tecidos.

Material e Método

Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, com abordagem quantitativa realizado no Hospital Geral de Fortaleza no período de janeiro a dezembro de 2018. Os dados de planilhas e formulários do BO foram agrupados e tabelados em planilha do Excel. Estes foram divididos em grupos: pacientes clínicos e traumatológicos. As córneas foram classificadas como: ópticas, tectônicas e as descartadas por má condição do tecido, infiltrado e resultado de hemocultura positiva.

Resultados

Observou-se que, os doadores de múltiplos órgãos oriundos de trauma obtiveram 30,8% de perca das córneas por má condição do tecido ou infiltrado, com prevalência do sexo masculino (85,1%). Divergente do resultado encontrado nos doadores de múltiplos órgãos oriundos da clínica médica, com menos da metade de percas (14,1%) decorrentes dos mesmos motivos, com predominância do sexo feminino (69,7%).

Discussão e Conclusões

A equipe multiprofissional de manutenção do possível doador de múltiplos órgãos deve atentar-se para os cuidados oculares, pois é indispensável a lubrificação dos olhos e oclusão das pálpebras para a melhor qualidade das córneas. Conclui-se que, através dos cuidados oculares pode-se evitar a perca das córneas durante a internação do possível doador de múltiplos órgãos e aumentar a qualidade e o número de córneas ofertadas para transplante.

Palavras Chave

Enfermagem; Córnea; Controle de Qualidade.

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

Hospital Geral de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Marcia Maria Vitorino Sampaio Passos, Jamila Moura Fraga, Heloisa Sousa Oliveira, Ivanise Freitas da Silva, Eliana Régia Barbosa de Almeida, Sisley Jean Araújo Viana, Marília Cavalcante Araújo