Dados do Trabalho


Título

Panorama do Trauma Cranioencefálico (TCE) e sua Implicação para a Doação de Órgãos

Introdução

As principais causas de morte encefálica (ME) são trauma crânio encefálico (TCE) e hemorragia intracraniana. O objetivo do trabalho é descrever a prevalência do TCE na doação de órgãos e as implicações de mortes traumáticas para os transplantes.

Material e Método

Revisão de literatura utilizando as bases de dados Pubmed.

Resultados

Foram selecionados 10 estudos no período de 2014 a 2019. Estudos realizados mostraram a prevalência, em média, entre 30 e 50% das causas traumáticas como etiologia da morte encefálica. Diante desse cenário de potenciais doadores de órgãos, outros estudos demonstram as implicações de mortes traumáticas para os transplantes. Em estudo retrospectivo realizado em Israel, a disponibilidade de órgãos por doador se mostrou maior quando a causa da morte foi por trauma. Por outro lado, um estudo realizado nos EUA, os receptores de órgãos de doadores que morreram por TCE apresentaram maior gravidade e frequência de episódios de rejeição durante o primeiro ano de transplante. Apesar de demonstrações de possível inferioridade na qualidade dos órgãos de doadores traumáticos, a grande quantidade destes potenciais doadores é um aspecto importante para os transplantes. Outro estudo no México, identificou entre as causas do processo incompleto de doação, a recusa por integridade do corpo, recusa familiar, não aceitação da ME, recusa do doador em vida, desconhecimento do desejo do doador.

Discussão e Conclusões

O cuidado com a qualidade dos órgãos e a taxa de doadores efetivos no contexto de morte encefálica pós trauma demandam maior atenção das equipes assistentes. Assim, é fundamental a capacitação dos profissionais da saúde na identificação de ME e no manejo com as famílias de potenciais doadores, a fim de aumentar o número doadoras.

Palavras Chave

Trauma, Morte Encefálica, Transplante de Órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Hospital São Lucas da PUCRS - Rio Grande do Sul - Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Rafael Barboza Carloto, Maria Eduarda Deon Ceccato, Luana Miler Ghani, Lucas Leão Santoro, Lucas Faleiro, Leticia Corrêa Tijiboy, Leonardo Zapelon de Oliveira, Júlia Machado da Silveira Bom, Gabrielly Burkhard Vilasfam, Álvaro Marchand Vinhas, Leonardo Viliano Kroth, Carlos Eduardo Poli-de-Figueiredo