Dados do Trabalho


Título

Perfil Epidemiológico de Pacientes que realizaram transplante hepático em um Hospital Pediátrico do Rio de Janeiro.

Introdução

Chancelado pelo National Institute of Health - USA, na década de 80, como tratamento promissor para as principais formas de doença hepática grave, o transplante hepático (TxH) está atualmente consolidado como terapia definitiva para o tratamento das doenças hepáticas agudas e crônicas.

Material e Método

Trata-se de um estudo retrospectivo no Hospital Estadual da Criança no período de Abril de 2013 a Dezembro de 2018 através da revisão no prontuário eletrônico dos pacientes que já haviam realizado transplantes

Resultados

Analisado o perfil epidemiológico de 96 pacientes transplantados em que 78,24% receberam o enxerto de doadores vivos e 21,76% de doadores falecidos, as idades variaram entre 5 meses e 19 anos, sendo 34,4% do sexo feminino e 65,6% do sexo masculino. No que diz respeito a doença de base, a atresia de vias biliares teve 30,72% dos casos; a insuficiência hepática teve 10,56% dos casos e os demais 58,72% tiveram outras causas como Síndromes e tumores. Em relação ao tempo de isquemia 97,12% dos casos atingiram a meta de 12 horas.

Discussão e Conclusões

Os 96 pacientes transplantados na unidade representam um grande percentual de transplantes hepáticos pediátricos no Estado do Rio de Janeiro, contribuindo para redução do número de pacientes que aguardam na fila a espera de um transplante. Espera-se que a descrição deste estudo contribua para o enriquecimento do conhecimento, estimule reflexões na equipe multidisciplinar e desperte interesse na comunidade científica, de forma a reforçar a necessidade de abordar questões sobre o transplante de fígado,permitindo a equipe multidisciplinar planejar os cuidados de forma individualizada, monitorando o gerenciamento de riscos ao paciente, prevenindo complicações garantindo o trabalho de qualidade na assistência de alta complexidade.

Palavras Chave

Fígado, Transplante, Pediatria

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MONICA SILVINA FRANÇA DA SILVA DE MELO, JOSE FRANCISCO FERRÃO, LUCIO MIRANDA DE ABREU, ROSA JUREMA MOREIRA NOVELLI, MICHELE SALGADO COELHO AVILLA, RENATA SILVA DE MORAES, VALERIA SILVA FERREIRA, RUTE BORGES LARANGEIRA