Dados do Trabalho


Título

Implantação e Atuação da Comissão Intra-hospitalar de Transplante na Santa Casa de Ribeirão Preto

Introdução

Associada à Organização de Procura de Órgãos (OPO), a Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIHT) funciona com capilaridade interna em cada hospital, possibilitando melhor organização do processo de captação de órgãos e tecidos. Isso permite uma melhor identificação dos potenciais doadores, assim como a realização de uma entrevista familiar por um profissional mais seguro e confiante. Este estudo analisa e quantifica o número de crescimento de doadores de órgãos e tecidos, assim como os motivos de não doação, após a implantação de uma CIHT no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto – SP.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamentos de dados a partir da criação, implantação e atuação da CIHT (2016 – 2018).

Resultados

Identificou-se um aumento considerável no número de potenciais doadores e doadores efetivos no decorrer dos três anos de atuação do serviço, destacando-se: 2016: Possíveis Doadores: 7; Potenciais Doadores: 4; Recusas: 2; Captações: 0. 2017: Possíveis Doadores: 14; Potenciais Doadores: 7; Recusas: 1; Captações: 3. 2018: Possíveis Doadores: 20; Potenciais Doadores: 15; Recusas: 3; Captações: 10.

Discussão e Conclusões

O trabalho do profissional mais próximo à família do doador garante o cuidado integrado e humanizado durante o processo. Observa-se que um conjunto de ações e procedimentos interligados entre equipes multidisciplinares consegue transformar um potencial doador em doador efetivo, concluindo assim esse processo com a doação e o transplante, tornando-se clara a positividade de investir na implantação de CIHT’s. Além disso, as CIHT’s são capazes de medir internamente o andamento dos processos facilitando a identificação de problemas e sugerindo melhorias, como comprova este estudo.

Palavras Chave

CIHT; Coordenação; Doação de Órgãos e Tecidos;

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Carla Keiko Santos Eto, Fabiola Rodrigues, Fátima Aparecida Magro Ostini, Carlos Alexandre Curylofo Corsi