Dados do Trabalho


Título

Protocolo Informatizado para Análise de Anticorpos - PIAA: um plano para diminuir o tempo de isquemia fria em transplante renal no nosso centro.

Introdução

O transplante renal inicia-se com a disponibilização de um doador ao sistema de transplantes. A prova cruzada virtual (PCV) visa selecionar quais pacientes serão testados pela prova cruzada e quais pacientes serão considerados positivos segundo os critérios da nossa instituição. Considerando a necessidade de redução do tempo de testes pré-transplantes trazendo mais agilidade e segurança ao processo de seleção, desenvolvemos um sistema informatizado de processamento das informações relevantes nesta etapa do processo. Nosso objetivo foi criar um sistema que cruze os dados do HLA do doador com os exames de painel de cada receptor, visando avaliar se eles já possuem algum anticorpo pré-formado contra esse doador, com real redução no tempo de seleção.

Material e Método

Desenvolvido utilizando linguagem de programação PHP, framework Laravel e banco de dados MariaDB, com autenticação de usuários via Active Directory. A aplicação também faz uso de conexão com banco de dados ORACLE e SQLServer para extrair informações dos sistemas onde são armazenados resultados de exames de pacientes.

Resultados

No período de 2018, um total de 841 análises foram realizadas em paralelo entre o sistema informatizado e o processo manual. Falhas manuais representaram 5,8%, enquanto o sistema apresentou 100% de acerto das análises, além de uma redução do tempo médio de 40 minutos para 7 minutos (-81,2%) no tempo de análise da PCV.

Discussão e Conclusões

O Sistema, em sua primeira versão, mostra-se apto e extremamente útil como ferramenta no auxílio do processo da realização da prova cruzada pré-transplante agregando agilidade e segurança ao processo.

Palavras Chave

transplante renal, prova cruzada virtual, DSA, informática médica.

Área

HISTOCOMPATIBILIDADE/IMUNOGENÉTICA

Instituições

Santa Casa de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Tiago Schiavo, Juliana Montagner, Rogério Leal, Nathália Gil, Jorge Neumann