Dados do Trabalho


Título

Assistência odontológica para pacientes pré transplante de fígado: levantamento de um Programa de Extensão da UFMG.

Introdução

O Programa de Assistência Odontológica a Pacientes de Transplante da UFMG (PAOPT) presta assistência odontológica a pacientes em fase pré e pós transplante hepático. Seu propósito principal é eliminar focos infecciosos da cavidade bucal antes do transplante, no intuito de reduzir infecções sistêmicas de natureza odontológica que possam ampliar o tempo de internação do paciente, elevar os custos do tratamento e até levar a perda do novo órgão.

Material e Método

Diante disso, a finalidade deste trabalho é estimar a média do número de consultas necessárias a um paciente pré-transplante hepático até ser liberado para o transplante. Para tanto, realizou-se a coleta de dados dos prontuários entre janeiro/2012 e janeiro/2018, levantando o número de consultas, o número e tipo dos procedimentos demandados pelos pacientes. A partir daí foi possível calcular a média de consultas necessárias para liberação do paciente. Foram analisados prontuários de 112 pacientes que receberam alta do serviço odontológico e liberação para o transplante.

Resultados

De 698 procedimentos, 221 foram restauradores, 133 periodontais, 186 cirúrgicos, 131 profiláticos e 27 endodônticos. A média obtida por paciente para liberação para o transplante foi 7 consultas e a média de procedimentos foi 6,2.

Discussão e Conclusões

Os dados chamam atenção para a importância da atenção odontológica pré-transplante. Como o transplante hepático é tratamento de múltiplas patologias que afetam o fígado, o conhecimento por parte dos médicos a respeito do tempo necessário para sanear as demandas odontológicas dos pacientes é de suma importância para o prognóstico e planejamento do caso.

Palavras Chave

transplante de fígado; assistência odontológica

Área

MULTIDISCIPLINAR - Odontologia

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Larissa Fassarela Marquiore, Leandro Cesar Silva Contarini, Paulo Célio Kelles Júnior, Vitória Maria Milione Da Silva, Mauro Henrique Nogueira G. de Abreu, Aline Fernanda Cruz, Cláudia Lopes Brilhante Bhering, Felipe Paiva Fonseca, Gabriel Antônio dos Anjos Tou, Humberto Correa de Almeida, Patrícia Valente Araújo J. Gonçalves, Roberta Rayra Martins Chaves, Warley Luciano Fonseca Tavares, Maria Elisa de Souza e Silva