Dados do Trabalho


Título

Freqüência das mutações fator V Leiden, G20210A no gene da protrombina e C677T no gene da metilenotetra-hidrofolato redutase no explante e no enxerto em transplantados de fígado com e sem trombose vascular do enxerto.

Introdução

A descoberta das mutações relacionadas com a trombofilia contribuiu na identificação de fatores hereditários predisponentes para tromboembolismo.O objetivo deste estudo é comparar a freqüência das mutações Fator V Leiden, G20210A no gene da protombina e C677T no gene da metilenotetra-hidrofolato redutase em transplantados de fígado com e sem trombose vascular do enxerto.

Material e Método

Foram estudados retrospectivamente 69 receptores de transplante de fígado, sendo 23 pacientes que desenvolveram trombose arterial ou portal após o procedimento e 46 controles sem complicações vasculares. O DNA genômico foi extraído a partir de tecido hepático parafinado dos explantes e dos enxertos. A presença das mutações foi investigada por PCR. A freqüência das mutações nos grupos com e sem trombose foi comparada por meio do teste qui-quadrado de Pearson com correção de Yates ou pelo teste exato de Fisher.

Resultados

Em relação ao explante, a mutação Fator V Leiden estava presente em 20,0% dos casos com trombose vascular e em 14,3% dos controles (p=0,458); a mutação G20210A estava presente em 3,8% dos casos com trombose vascular e em nenhum controle (p=1,0); a mutação C677T estava presente em 40,0% dos casos com trombose vascular e em 40,5% dos controles (p=0,1512). Em relação ao enxerto, a mutação Fator V Leiden estava presente em 6,7% dos casos com trombose vascular e em 9,5% dos controles (p=1,0); a mutação G20210A não foi identificada em nenhum enxerto; a mutação C677T estava presente em 26,3% dos casos com trombose vascular e em 38,1% dos controles (p=0,2082).

Discussão e Conclusões

Os resultados indicam que a presença destas mutações pró-trombóticas, tanto no explante como no enxerto, não acarretou risco aumentado de complicações vasculares após o transplante de fígado.

Palavras Chave

Liver transplantation; Gene/mutation; thrombosis

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

Faculdade de Medicina da USP - São Paulo - Brasil

Autores

Paulo Celso Bosco Massarollo, Luciana Morganti Ferreira Maselli, Sérgio Paulo Bydlowski