Dados do Trabalho


Título

Assistência odontológica para pacientes pré transplante de células-tronco hematopoiéticas: levantamento de um Programa de Extensão da UFMG.

Introdução

O Programa de Assistência Odontológica a Pacientes de Transplante da UFMG (PAOPT) presta assistência odontológica a pacientes de transplante de medula óssea (TMO), fígado e rins. Sua principal diretriz é sanar, previamente ao transplante, demandas odontológicas que sejam propagadoras de infecções, prevenindo, assim, o aumento do tempo e o custo de internação do paciente, e também durante os períodos de imunossupressão pós-transplante. Os pacientes de TMO demandam muita celeridade de atendimento pelo programa em função da relativa facilidade em se obter um doador para a realização do procedimento. Diante disso, objetivou-se levantar o número de atendimentos e a quantidade de procedimentos necessários, a fim de avaliar a eficácia do processo para liberação do paciente ao transplante em condições de saúde bucal.

Material e Método

Levantamento de dados dos prontuários odontológicos dos pacientes pré-TMO, de março de 2012 à novembro de 2018, contabilizando consultas, número e tipo de procedimentos realizados do início do atendimento à liberação para o transplante. Sessenta e oito pacientes receberam liberação odontológica para TMO com média de 4 consultas por paciente.

Resultados

Dos procedimentos realizados, 141 foram restauradores, 48 profiláticos, 28 periodontais, 25 endodônticos e 22 cirúrgicos. A média foi de 3,9 procedimentos por paciente.

Discussão e Conclusões

É possível que tenha ocorrido subnotificação de procedimentos profiláticos, uma vez que são obrigatórios para todo paciente. Pode-se inferir que, apesar da expressiva demanda dos pacientes, a proposta de um atendimento célere e resolutivo está sendo cumprida e atesta a importância do atendimento de pacientes pré-transplante e sua qualidade de vida.

Palavras Chave

Transplante de Medula Óssea; assistência odontológica

Área

MULTIDISCIPLINAR - Odontologia

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Larissa Fassarela Marquiore, Leandro Cesar Silva Contarini, Paulo Célio Kelles Júnior, Vitória Maria Milione da Silva, André Miller Barbosa, Ricardo Santiago Gomez, Caroline Christine Santa Rosa, Fabiano Araújo Cunha, Gustavo Henrique de Mattos Pereira, Marcus Vinicius Lucas Ferreira, Ricardo Rodrigues Vaz, Thaís Yumi Suzuki, Maynara de Abreu Silva, Maria Elisa De Souza e Silva