Dados do Trabalho


Título

Satisfação das famílias que doaram órgãos e tecidos para transplante no RN

Introdução

O objetivo deste trabalho foi avaliar a satisfação da família com o processo de doação de órgãos e tecidos para transplante através de pesquisa qualitativa com pessoas que autorizaram a doação. Destaca-se a necessidade do processo de comunicação pós-doação para o fortalecimento da opinião dos familiares.

Material e Método

Foram realizadas entrevistas por telefone com 14 familiares de pessoas que doaram órgãos e/ou tecidos no ano de 2018 no Rio Grande do Norte. As entrevistas foram transcritas e as respostas foram agrupadas e categorizadas.

Resultados

Os participantes referiram gratidão, satisfação e felicidade por doarem os órgãos de seus familiares. Quanto a repercussão entre a família, 11 dos participantes declararam uma elevada satisfação, enquanto três participantes referiram o sentimento de solidariedade.
Em relação ao esclarecimento do processo de doação, a maioria dos participantes relatou um bom acolhimento e esclarecimento sobre o tema, aparecendo como essencial para decisão de doar. No tocante a qualidade do atendimento, todos os participantes deram nota máxima numa escala de 0 a 5, assim como todos disseram que indicariam a possibilidade de doação para outras pessoas. Dentre as sugestões, os participantes referiram a necessidade de maior divulgação sobre o tema e a possibilidade de conhecer o receptor. As palavras mais referidas para o processo foram solidariedade e amor.

Discussão e Conclusões

O trabalho evidencia que o apoio e acolhimento da equipe da instituição no processo de doação tem influência positiva tanto na satisfação, quanto na decisão pela doação partindo do familiar. A boa experiência no processo de doação repercute de maneira positiva entre familiares e amigos. Além disso, ações para difundirem o tema são necessárias junto a comunidade.

Palavras Chave

Doadores de tecidos; Relações familiares; Transplante.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Organização de Procura de Órgão - CNCDO/RN - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Marcelo Bessa de Freitas, Claudia Lourenço de Farias, Suzelle Freitas de Moura Oliveira, Isac Davidson Santiago Fernandes Pimenta