Dados do Trabalho


Título

Assistência odontológica para pacientes pré transplante renal: levantamento de um Programa de Extensão da UFMG.

Introdução

O Programa de Assistência Odontológica a Pacientes de Transplante da UFMG (PAOPT) presta assistência odontológica a pacientes de transplante de medula óssea, fígado e rins. Seu propósito principal é eliminar focos infecciosos antes do transplante, para reduzir infecções de natureza odontológica que podem ampliar o tempo de internação do paciente, elevar os custos do tratamento e até levar à perda do novo órgão. Estudos mostram que pacientes em fase pré-transplante renal apresentam saúde bucal precária, o que pode implicar num expressivo número de consultas e atrasar a liberação para o transplante. Objetivou-se conhecer a quantidade de consultas odontológicas, número e tipo de procedimentos demandados pelos pacientes do PAOPT.

Material e Método

Dados dos prontuários dos pacientes em fase pré-transplante renal, cálculo da média de consultas e do numero de procedimentos desde o início da atenção até sua efetiva liberação para o procedimento médico. Foram incluídos prontuários de agosto/2015 até dezembro/2018. Foram analisados 58 prontuários, 43 de pacientes pré-transplante.

Resultados

22 pacientes receberam alta e liberação para o transplante. Foram realizados 151 procedimentos: 75 restauradores, 29 profiláticos, 29 periodontais, 12 endodônticos e 6 exodontias. A média de consultas para liberação dos pacientes para o transplante foi igual a 5,6, e a média de procedimentos/paciente foi igual a 6,9.

Discussão e Conclusões

Pode-se inferir que a demanda apresentada é expressiva, o que atesta a importância da atenção odontológica pré-transplante. Conhecer as principais demandas odontológicas possibilita aprimorar a assistência oferecida para otimizar o tempo de tratamento odontológico dos pacientes até sua liberação para o transplante com a saúde bucal reestabelecida.

Palavras Chave

Transplante de Rim; Assistência Odontológica.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Odontologia

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Leandro Cesar Silva Contarini, Larissa Fassarela Marquiore, Paulo Célio Kelles Júnior, Vitória Maria Milione da Silva, Carolina Nemésio de Barros Pereira, Ana Maria Rebouças Rodrigues, Elen Marise Castro Oliveira, Fernanda Cristina Melo Pelinsari, Gabriel Ferreira Pessoa Carvalho Miranda, Marcos Daniel Septimio Lanza, Mariana Granucci, Rafael Paschoal Esteves Lima, Sandro Felipe Santos De Faria, Maria Elisa de Souza e Silva