Dados do Trabalho


Título

APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO INTITULADO "AVALIAÇÃO DE ADULTOS COM ASCITE"

Introdução

Acúmulo de líquido dentro da cavidade peritoneal resulta em ascite. Nos Estados Unidos, a ascite associa-se, principalmente, à hipertensão porta resultante da cirrose, sendo que outras causas comuns incluem malignidade e insuficiência cardíaca. O sucesso do tratamento da ascite depende de um diagnóstico preciso de sua etiologia e, portanto, torna-se imprescindível avaliar as diferentes etiologias, o desempenho da paracentese e o tratamento adequado para a ascite, objetivando seu melhor manejo.

Material e Método

O estudo analisa as distintas etiologias da ascite e o desempenho da paracentese dada a importância do diagnóstico diferencial para a escolha da propedêutica adequada a partir do trabalho publicado por Bruce A. Runyon, na plataforma UpToDate em 2011.

Resultados

O diagnóstico de ascite é estabelecido com uma combinação de exame físico e imagem abdominal (geralmente ultrassonografia, com S=94% e E=82%). Após, determina-se sua etiologia através de paracentese, avaliando o líquido ascítico. Além disso, descarta ou confirma a ocorrência de peritonite bacteriana espontânea (PBE). Em pacientes com PBE, a mortalidade aumenta em 3,3%/hora de atraso na realização de uma paracentese. Os testes de rotina solicitados em amostras de líquido ascítico incluem análise da aparência, dosagem sérica de albumina, contagem de células e diferenciação, cultura e proteína total. A aparência do líquido ascítico pode ser útil no diagnóstico diferencial. Fluido claro ocorre na cirrose; fluido turvo em infecções; fluido leitoso é indicativo de ascite quilosa e fluido sanguinolento associa-se à malignidade ou à paracentese traumática.

Discussão e Conclusões

A paracentese abdominal é crucial para determinar a causa da ascite e para verificar se o líquido está infectado.

Palavras Chave

Cirrose, hipertensão porta, infecções, líquido ascítico, paracentese.

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

Hospital São Lucas - Minas Gerais - Brasil, Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de São João Del-Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rayane Elen Fernandes Silva, Cirênio de Almeida Barbosa, Luíza Araújo Diniz, João Vítor Gonçalves Ferreira, Thaís Oliveira Dupin, Ronald Soares dos Santos, Weber Chaves Moreira, Thales Alves de Souza, Tuian Santiago Cerqueira, Mariana Silva Melo Rezende, Adéblio José da Cunha, Ricardo Leite de Figueiredo