Dados do Trabalho


Título

Sífilis em pacientes inscritos em lista de espera para o transplante renal – série de casos em centro único brasileiro.

Introdução

O número de casos de sífilis cresce vertiginosamente na população geral. Não foram identificados estudos sobre a prevalência de sífilis no contexto do transplante de órgãos sólidos (TOS). Já foram descritos casos de reativação de doença latente, transmissão de sífilis através do enxerto e infecção primária após os TOS. A sífilis não representa mais uma contraindicação para os TOS, contudo, a literatura científica ainda é muito escassa acerca do manejo ideal destes pacientes.

Material e Método

O objetivo deste estudo de série de casos foi avaliar a soroprevalência, as condutas diagnósticas, terapêuticas e preventivas, assim como os desfechos da sífilis em pacientes inscritos na lista de espera para o TxR de um centro brasileiro, entre 01/01/2013 a 31/12/2017. O diagnóstico foi realizado de acordo com o Manual Técnico para Diagnóstico da Sífilis/Ministério da Saúde/2016. Foi realizada a punção liquórica e o exame de fundo de olho em todos os pacientes.

Resultados

A soroprevalência foi de 3,3% (27/807). A forma neurológica foi identificada em 22,2% dos casos e, devido à indisponibilidade de penicilina cristalina no mercado, 83,3% dos pacientes com neurossífilis foram tratados com ceftriaxone. Onze pacientes foram submetidos ao TxR, sendo que a maioria (54,5%) não recebeu profilaxia específica pós-TxR. Nenhum paciente apresentou sinais de reativação de sífilis durante o seguimento mediano de 46 meses após o TxR.

Discussão e Conclusões

A soroprevalência de sífilis mostrou-se considerável na população estudada. Apesar de casuística reduzida, esta série de casos é inédita e pretende contribuir para a idealização de protocolos de condutas frente à identificação de casos de sífilis em pacientes inscritos na lista de espera do TxR.

Palavras Chave

Sífilis; Transplante Renal; Imunossupressão.

Área

INFECÇÃO - Bactéria - Rim

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu - São Paulo - Brasil

Autores

Gabriel Berg Almeida, Ricardo Augusto Monteiro Barros Almeida, Ricardo Souza Cavalcante, Sebastião Pires Ferreira Filho, Luis Gustavo Modelli Andrade, Hélio Amante Miot, Gustavo Furlan Braga