Dados do Trabalho


Título

Análise de Cenário do Transplante de Rim Pediátrico no Brasil: o caso Samaritano.

Introdução

A doença renal crônica terminal é uma falência irreversível da função renal, com maiores especificidades em pacientes pediátricos. Neste cenário, foi implantado um programa de transplante renal pediátrico no Hospital Samaritano porém, o programa foi desativado em 2018 e os 414 pacientes alocados no hospital Samaritano estão aguardando encaminhamento. Logo, o objetivo deste estudo é analisar o atual cenário do transplante de rim pediátrico no Brasil, levando em consideração o caso dos pacientes do Hospital Samaritano como uma amostra do cenário nacional.

Material e Método

Listagem pacientes Samaritano. Capacidade operacional concluída por associação hipotética, a partir da produção de transplante e hemodiálise das instituições em 2018, sem distinção de fonte pagadora. Os dados foram extraídos do SIG-SNT e SIG-SP (transplante) e do SIA/SUS (hemodiálise) estratificado pelas faixas etárias de interesse.

Resultados

São 414 pacientes (139 pré-tx e 275 pós-tx), sendo que 75,7% possuem até 18 anos, 14,2% possuem até 5 anos, entre 6-10 anos são 25,8%, entre 11-17 são 35,7% e de 18 anos e mais são 22,9%. Os principais Estados de origem dos pacientes são: São Paulo: 188 (pré 54 e pós 134) correspondendo a 45,4% do total; Goiás: 53 (pré 19 e pós 34) correspondendo a 12,8%; e Minas Gerais: 33 (pré 9 e pós 24) correspondendo a 7,9% do passivo.

Discussão e Conclusões


Foi possível através da análise ter um panorama do perfil etário, clínico e de origem dos pacientes, como amostra da demanda nacional. Por meio da análise da produção de procedimentos de transplantes renais e hemodiálise em todas as UF's, buscou-se inferir a capacidade da rede de serviços de absorver os pacientes, o que poderá orientar a tomada de decisão na temática e caso específico.

Palavras Chave

Transplante; Rim pediátrico; PROADI-SUS; Samaritano; Rim; Hemodiálise;

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

MS/SAS/DAET/CGSNT - Distrito Federal - Brasil

Autores

PRISCILA CARVALHO DA COSTA, MARIANE SANCHES LEONEL, ROBERTA ALVES LOPES, DANIELA FERREIRA SALOMÃO, JOSELIO EMAR ARAUJO , RISMARIA MENDES RODRIGUES DE CASTRO