Dados do Trabalho


Título

PIELONEFRITE ENFISEMATOSA EM RECEPTORES DE TRANSPLANTE RENAL

Introdução

A pielonefrite enfisematosa (PE) é uma infecção grave necrotizante e inflamatória do parênquima renal, de causa predominantemente bacteriana que raramente ocorre no enxerto renal, tendo cerca de 20 casos relatados na literatura inglesa.

Material e Método

Análise retrospectiva com revisão de prontuários de pacientes com DRC tratados com transplante renal (TX) no hospital universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC).

Resultados

Dois pacientes, um do sexo feminino e outro do sexo masculino, com 51 e 38 anos, respectivamente, em tratamento com diálise peritoneal ambulatorial contínua, foram submetidos a TX doador falecido. Ambos evoluíram com boa diurese, embora o primeiro paciente tenha apresentado DGF. No primeiro caso, após 45 dias do TX, a paciente apresentou piora do quadro de dor abdominal, sonolência, hiponatremia, piora da leucocitose e disfunção renal, embora com boa diurese. A tomografia computadorizada (TC) de abdome/pelve evidenciou imagens hiperecóicas ramificadas com artefato de sombra acústica suja e volumosa coleção com debris e septações anterior ao enxerto renal. No segundo caso, após 3 meses e 11 dias do TX, paciente retornou com história de disúria, hematúria e febre, apresentando piora progressiva da função renal. A TC demonstrou dois focos gasosos no seio renal do terço superior do enxerto renal. Nas duas situações, optou-se pela nefrectomia do enxerto e drenagem da loja renal do enxerto.

Discussão e Conclusões

Foram relatados dois casos raros de PE do enxerto renal em receptor sem fatores predisponentes. A TC é o exame de escolha para identificar a extensão e localização da PE. O primeiro paciente apresentou uma evolução favorável, exceto pela perda do enxerto. O segundo evoluiu para óbito um ano após a realização do transplante renal.

Palavras Chave

Pielonefrite enfisematosa. Enxerto renal. Infecção do trato urinário.

Área

RIM - Complicações

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantídio - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Nathália Farias Vasconcelos, Thiago Luís Paz Santos, João Batista Gadelha Cerqueira, Ricardo Reges Maia Oliveira, Cláudia Maria Costa Oliveira, Rosiane Araújo Pereira, Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes