Dados do Trabalho
Título
O PAPEL DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Introdução
Identificar, a partir da literatura científica, o papel do enfermeiro no processo e doação de órgãos e tecidos e descrever os elementos que favorecem e que dificultam o processo de doação de órgãos e tecidos.
Material e Método
Trata- se de um estudo exploratório descritivo, por meio de revisão integrativa de literatura, nas bases de dados Lilacs e Bdenf, com a associação dos descritores: “obtenção de órgãos e tecidos” and “enfermagem”, de 2015 a 2018.
Resultados
Foram encontrados 30 artigos nas bases de dados BDENF e 23 na Lilacs, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 8 artigos, destes, 5 (55,55%) foram publicados em 2017; 3 (33,33%) em 2016 e 1 (44,4%) em 2015.
Discussão e Conclusões
O estudo demonstra que o enfermeiro é alicerce de todo o processo de doação de órgãos, pois faz o rastreamento dos potenciais doadores, entrevista familiar, organiza todas as documentações, horários, protocolos, acompanha os familiares durante todo o processo. Cabe a ele planejar, executar, coordenar, supervisionar e avaliar os procedimentos de enfermagem prestados ao potencial doador de órgãos e tecidos.
Palavras Chave
Obtenção de órgãos e tecidos. Enfermagem. Morte Encefálica.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação
Instituições
Universidade de Sorocaba - São Paulo - Brasil
Autores
Karina Machado, Irineu Cesar Panzeri Contini, Ana Paula Ribeiro da Silva, Cleber Muratt, Thamirys Santos Souza, Clayton Goncalves Almeida