Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Introdução

Identificar, a partir da literatura científica, o papel do enfermeiro no processo e doação de órgãos e tecidos e descrever os elementos que favorecem e que dificultam o processo de doação de órgãos e tecidos.

Material e Método

Trata- se de um estudo exploratório descritivo, por meio de revisão integrativa de literatura, nas bases de dados Lilacs e Bdenf, com a associação dos descritores: “obtenção de órgãos e tecidos” and “enfermagem”, de 2015 a 2018.

Resultados

Foram encontrados 30 artigos nas bases de dados BDENF e 23 na Lilacs, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 8 artigos, destes, 5 (55,55%) foram publicados em 2017; 3 (33,33%) em 2016 e 1 (44,4%) em 2015.

Discussão e Conclusões

O estudo demonstra que o enfermeiro é alicerce de todo o processo de doação de órgãos, pois faz o rastreamento dos potenciais doadores, entrevista familiar, organiza todas as documentações, horários, protocolos, acompanha os familiares durante todo o processo. Cabe a ele planejar, executar, coordenar, supervisionar e avaliar os procedimentos de enfermagem prestados ao potencial doador de órgãos e tecidos.

Palavras Chave

Obtenção de órgãos e tecidos. Enfermagem. Morte Encefálica.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

Universidade de Sorocaba - São Paulo - Brasil

Autores

Karina Machado, Irineu Cesar Panzeri Contini, Ana Paula Ribeiro da Silva, Cleber Muratt, Thamirys Santos Souza, Clayton Goncalves Almeida