Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE POTENCIAIS DOADORES DE ÓRGÃOS DE PACIENTES EM MORTE ENCEFÁLICA DE UMA UTI PARTICULAR EM GOIÂNIA

Introdução

O Sistema Nacional de Transplantes é responsável pelo controle e monitoramento de todos os transplantes de órgãos noBrasil. No país, os órgãos somente podem ser doadospara transplante após a morte encefálica, sendo natural ou acidental e devidamente diagnosticada por uma equipe médica. O presente estudo é de natureza quantitativa retrospectiva. Os dados foram estruturados através de questionários de múltipla escolha com perguntas claras e objetivas, entrevistas individuais e outros recursos.

Material e Método

A coleta de dados foi realizada em um hospital de médio porte, que possui um pronto socorro, com 11 leitos de UTI adulto, sem especialidade fixa, abrangendo, assim a população em geral. A amostra foi constituída de 70 prontuários de pacientes falecidos no período de 01 de junho de 2017 a 01 de junho de 2018.

Resultados

Dentre as causas de morteevidenciadas, 65,8% refere-se a doenças do trado respiratório,seguidamente do trato circulatório (31,4%,) e por fim 2,8% do trato digestório.

Discussão e Conclusões

Nestes prontuários foram verificadas faltas de dados básicos como: ocorrência ou não de parada cardiorrespiratória; abertura ou não de protocolo de ME; idade; causa da morte; uso e tempo de antibioticoterapia. As mortes na UTI, ocorreram com uma patologia associada a outra, como SEPSE e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) por exemplo. Isso ocorre, pois pacientes em UTIs são susceptíveis à vários procedimentos invasivos e à exposição a alta carga viral.Atualmente o perfil de internação tem predominância feminina e que doenças do trato respiratório tem causado maismortalidade. A falta de dados na transcrição para este estudo teve um papel crucial levando a ausência precisa dos dados e demonstrando a necessidade de pesquisas e educação continuada nessa área.

Palavras Chave

Doação, Morte Encefalica, UTI

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

universidade federal de Goias - Goiás - Brasil

Autores

Luisa Almeida Benevolo, Vinicius Florentino Silva, Beatriz Souza Lima, Isabela Lopes Moreira , Marianna Constenla Cruz, Regiane Apareida Barreto, Thaisa Cristina Afonso , KarinA Suzuki