Dados do Trabalho
Título
Aprimorando a avaliação do doador vivo de órgãos sólidos e a efetividade do Mediador ADVOCATE.
Introdução
Os programas de transplante que realizam transplantes intervivos cumprem leis e regulamentações locais e reginais com a finalidade de proteger os direitos de doadores efetivos ou em potenciais de órgãos. Em nosso serviço baseamos em nossas premissas e modelo assistencial com foco no paciente e familiar , além de termos a base da legislação vigente e seguimos as recomendações Internacionais de segurança onde um de nossos pilares é a recomendação da Joint Commission International, que em um de seus padrões específicos ao doador de órgãos vivo , possui padrões , propósitos e elementos de mensuração direcionados a este tipo doador. No Padrão COP 9 temos os elementos de mensuração 1 ao 5 voltados ao mediador ADVOCATE, sendo este profissional um membro da equipe multiprofissional , sem interesses em transplantes , totalmente fora do processo , que é escolhido para ser o conselheiro do Doador em todo processo , respeitando, apoiando, esclarecendo as possibilidades e se prontificando a ajuda-lo em todo processo até antes da doação.
Material e Método
Pacientes que serão submetidos a doação de órgãos , são direcionados a entrevista psicológica, social, enfermagem, e com o mediador Advocate. Após essa avaliação o relatório é encaminhado ao comitê de bioética para um parecer final na qual aprova ou restringe o processo na instituição.
Resultados
Em 4 anos tivemos 40 casos de doadores vivos de órgãos sólidos que passaram pela equipe multiprofissional e entrevista com Advocate. Destes tivemos apenas 2 casos não recomendação, 1 caso desistência e 1 caso para aguardar reavaliação médica.
Discussão e Conclusões
O acompanhamento do mediador é de extrema importância no processo doação, além de efetivar a doação de forma segura.
Palavras Chave
doação
advocate
mediador
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório
Instituições
HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ - São Paulo - Brasil
Autores
ROSILENE DUARTE CAMPOS SILVA, JAQUELINE ARAUJO S. SENEDEZZI, MARCELA TARDELLI E. A. SANTANA